Para evitar acidentes com o fogão, é necessário estar sempre atento ao modo de usar o aparelho. Como é um eletrodoméestico que emana calor, ele pode representar perigo para a saúde e a segurança do consumidor, caso não seja utilizado com cautela. Se, por exemplo, alguém deixar o fogo avançar em alguma superfície, ou deixar o gás ligado sem querer, isso pode provocar acidentes elétricos, com gás, incêndios e até mesmo explosões.
Pensando nisso, o TechTudo elaborou um artigo com 10 dicas para os usuários usarem o fogão sem causar possíveis problemas na cozinha. Entre eles, estão: evitar distrações, objetos e produtos inflamáveis; incluir o hábito de usar cronômetros, panelas adequadas e utensílios de segurança, como luvas para forno; realizar a limpeza e a manutenção preventiva do equipamento de forma regular. Veja a seguir:
Veja os cuidados necessários para evitar acidentes com o fogão — Foto: Reprodução/Itatiaia Fogão: veja dicas de como previnir acidentes
O fogão é um aparelho muito volátil, se não for usado com responsabilidade. Por isso, juntamos dez dicas que te ajudam a evitar acidentes na cozinha. Confira:
- Não se distraia
- Veja se o fogão está no melhor lugar
- Verifique o gás
- Use panelas adequadas
- Não deixe itens inflamáveis por perto
- Lembre de desentupir a boca do fogão
- Verifique os conectores
- Use panos e luvas ao cozinhar
- Faça a manutenção regular
- Prefira modelos com funções de segurança
Utilizar o fogão é uma tarefa que necessita de atenção total, a fim de evitar que a comida queime ou passe do ponto, e também não correr o risco de acidentes como um vazamento de gás e até mesmo incêndios – principalmente se o fogo estiver alto. Por isso, é muito importante que o usuário se concentre exclusivamente no preparo dos alimentos e fuja de distrações.
Uma boa dica é definir cronômetros para verificar a comida, segundo o tempo indicado na receita. Desligar o fogão ao sair de cozinha também é uma forma de prevenir problemas, diminuindo o risco de esquecer o equipamento ligado. Hoje em dia, alguns modelos de fogões e cooktops já incluem o recurso de temporizador e desligamento automático no próprio eletrodoméstico, facilitando a rotina do consumidor.
2. Veja se o fogão está no melhor lugar
Pense bem no lugar onde você irá colocar seu aparelho antes de usar, já que ele emana calor e pode ser prejudicial para objetos à sua volta, como geladeiras, freezers, frigobares; também deve ficar distante de paredes, armários baixos e afastado de áreas de passagem. Para evitar problemas, você pode colocar o aparelho abaixo de exaustores ou coifas, que auxiliam na ventilação e circulação de ar do ambiente. Posicionar o equipamento em uma área com boa iluminação também ajuda no preparo dos alimentos.
Deixe o fogão longe de objetos inflamáveis — Foto: Electrolux/Divulgação Ao trocar o botijão, sempre verifique se o gás está vazando e se está ajustado corretamente – o que pode ocorrer devido ao desgaste da mangueira a longo prazo ou problemas com a regulação. Ruídos de assobio, cheiro ruim, possíveis fissuras ou corrosões na mangueira podem indicar um vazamento. Um método caseiro para descobrir um vazamento é ligar o registro e passar uma esponja com sabão na área suspeita de vazar, se a espuma borbulhar, está vazando.
Uma dica para evitar isso, no caso de gás encanado, é substituir os canos e contatar um profissional especializado na área para uma inspeção. Além disso, atualmente, existem modelos de fogões que cortam o recebimento de gás caso a chama apague acidentalmente. Outro conselho é ficar a atento a intensidade da chama, um nível muito baixo pode significar que o gás precisa ser substituído, o ideal é ter um botijão reserva para não interromper o preparo da comida.
Sempre verifique bem o gás na hora de trocá-lo — Foto: Arte/TechTudo É fundamental escolher o utensílio ideal para cada queimador e tipo de aparelho. Nos fogões comuns, o tamanho da panela deve ser compatível com o da boca do fogão. Por exemplo, uma panela pequena na boca maior irá desperdiçar gás e energia elétrica, assim como uma panela grande na boca menor levará mais tempo do que o normal para cozinhar. As panelas com fundo arredondado, por exemplo, têm menos contato com a chama, prejudicando a distribuição de calor.
Opte por fogões com trempes resistentes, para maior estabilidade nas panelas — Foto: Reprodução/Freepik 5. Não deixe itens inflamáveis por perto
Objetos de decoração, utensílios ou materiais de limpeza inflamáveis perto do fogão podem causar graves acidentes e, por isso, é muito importante que o consumidor mantenha estes itens a uma distância segura. Artigos como toalhas de papel; panos de prato; cortinas; decorações; recipientes de plástico, madeira; vidro e outros materiais que não são resistentes ao calor, são exemplos de coisas que devem ficar bem longe do aparelho.
6. Lembre-se de desentupir a boca do fogão
As bocas do fogão podem acabar sendo obstruídas devido ao acúmulo de sujeira e gordura, seja ao redor ou dentro da peça. Elas podem estar entupidas ao apresentarem os seguintes sinais: fogo não aparece ou demora muito para aparecer, cheiro de gás, chamas amareladas ou irregulares. Além de prejudicar o funcionamento do produto, esse problema aumenta o risco de incêndio, o consumo de gás e de energia elétrica.
Limpar o aparelho regularmente é uma forma de prevenir a obstrução das bocas do equipamento. É importante que o usuário desligue o fogão da tomada, feche a válvula de gás e garanta que superfície da mesa está fria antes de iniciar a higienização. Produtos inflamáveis e tóxicos, como álcool, água sanitária e cloro para são inadequados para esse tipo de limpeza, sendo recomendado usar detergente neutro para remover a gordura.
Limpe o fogão pare evitar que as bocas fiquem obstruídas — Foto: Reprodução/Freepik 7. Verifique os conectores
Os fios do fogão devem ficar longe da pia e das chamas, para evitar que eles entrem contato com a água ou fogo. Outro problema comum com os fios é que, se você tem problemas com o aparelho como, por exemplo, ele ligando e desligando sozinho, esse pode ser um sinal de mau contato. Porém, alguns tipos de reparos e inspeções elétricas devem ser feitos apenas por um profissional especializado na área.
Ao mexer com a fiação, é recomendado sempre consultar o manual de instruções do fabricante para solucionar possíveis dúvidas acerca do funcionamento e a instalação do aparelho e contatar a assistência da marca.
8. Use panos e luvas ao cozinhar
Durante o preparo de receitas, é bastante comum que usuário precise manusear utensílios ainda quentes. Por exemplo, ao assar um bolo no forno, é recomendado usar luvas para forno ou panos de prato para retirar a forma sem queimar as mãos. Mas, alguns modelos de panelas acabam aquecendo o cabo e tampa – o que, dependendo da temperatura, também pode causar queimaduras no consumidor, então fique atento a isso.
Atualmente, existem diversos modelos de luvas para forno, de materiais variados, como luvas de silicone resistente ao calor e com espaço reservado para os dedos, que facilitam o movimento e permitem mais firmeza ao segurar.
Mexa com recipientes quentes apenas com luvas ou panos de prato — Foto: Reprodução/Freepik 9. Faça a manutenção regular
É fundamental que consumidor realize a manutenção regular do fogão, a fim de evitar problemas a longo prazo, como gastos com assistência técnica, danos permanentes ou até mesmo com a substituição do equipamento. Uma dica é manter a limpeza das bocas e do forno em dia, para prevenir que o acúmulo de sujeira, gordura, restos de alimentos e líquidos atrapalhem o funcionamento do produto. Além disso, a mangueira de gás deve ser trocada a cada cinco anos ou até antes, pois ela pode sofrer desgaste com o tempo e acabar provocando um vazamento de gás. A marca Brastemp, por exemplo, também recomenda verificar as borrachas de vedação do forno.
10. Prefira modelos com funções de segurança
Investir em modelos de fogão que possuem trava de segurança, temporizador, desligamento automático e até mesmo os de indução, que não possuem chamas, podem ser uma boa escolha para consumidores que priorizam a proteção na hora de adquirir um eletrodoméstico – principalmente aqueles que tem crianças. O objetivo dos equipamentos com estes recursos é garantir a saúde de quem cozinha e de sua família, além de prevenir graves acidentes.
A maioria dos cooktops de indução por exemplo, inclui as funções listadas acima. A trava de segurança bloqueia os controles do painel, evitando que o aparelho ligue acidentalmente ou uma criança mexa.
Com informações de AEG, Safety First, Consul, Electrolux, Mueller, Brastemp.
Vídeo: Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!
Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
15
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/B/6/b1L53ERAqz2qVNkAYlpw/whatsapp.avif)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/H/F/lwRju3S8ugawLKLB60WQ/bbbb.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro