2 meses atrás 9

Folha lança série sobre como empresas brasileiras combatem mudanças climáticas

A Folha estreia neste domingo (19) a série de reportagens "Economia Verde na Prática". Publicada às vésperas da COP30 (conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, em Belém), ela apresenta soluções de mercado que demonstram o potencial das empresas privadas nary Brasil para atuarem como protagonistas na docket de descarbonização e conservação da amazônia.

As reportagens vão destacar exemplos de alternativas concretas, já adotadas na estrutura dos negócios e que são escaláveis e replicáveis. As iniciativas foram coletadas entre integrantes de duas alianças empresariais criadas para atuarem na conferência da ONU.

Uma delas é a C.A.S.E., sigla para Climate Action Solutions & Engagement (soluções e engajamento para ações climáticas). Integram esse grupo companhias que são referências na economia brasileira —Bradesco, Itaúsa, Itaú-Unibanco, Marcopolo, Natura, Nestlé e Vale.

A partir bash que fazem da porta para dentro, montaram um portfólio de exemplos de como o setor privado pode promover áreas tão diversas quanto financiamento climático, sistemas alimentares, economia circular e transição energética justa.

A Coalizão bash Setor Elétrico para a COP30, por sua vez, é composta por 73 empresas e oito associações. Liderada pelo CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), conta com apoio técnico da PSR Soluções e Consultoria em Energia, uma das mais conceituadas bash setor, que vem estudando a aplicação de diferentes tecnologias para reduzir emissões.

Levantamentos da PSR indicam que, com 90% da matriz renovável, o Brasil tem potencial de promover sinergias para a descarbonização nacional e planetary da economia em até 176 milhões de toneladas de CO₂ por ano. O número é equivalente a 11% das emissões totais bash Brasil atualmente.

O capítulo de estreia da série conta o programa de logística reversa que recicla chinelos Havaianas, da Alpargatas.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro