10 meses atrás 25

Fundos multimercado alcançaram recordes em 2024; veja quais

Os gestores desses fundos de investimento podem operar apostando tanto em altas quanto em baixas de uma variedade de ativos, como ações, commodities, juros e moedas, tanto no Brasil quanto no exterior, oferecendo oportunidades que não estão ao alcance dos investidores individuais.

Em 2024, os resgates de cotistas desses fundos atingiram um número recorde de R$ 357 bilhões, uma migração em direção à renda fixa, que oferece um rendimento mais elevado com menor risco. Contudo, aqueles que decidiram deixar esses fundos podem estar se privando de potenciais retornos.

Fundos long & short também enfrentaram turbulências

Na comparação, os fundos multimercado long & short tambémnão conseguiram superar o CDI em 2024. Este tipo de fundo procura balancear apostas “compradas” e “vendidas”, esperando que os ativos escolhidos em posições compradas apresentem uma performance superior aos vendidos. 

Como esses fundos são neutros em relação à direção das ações listadas na bolsa, eles não são comparáveis aos fundos de ações "tradicionais" de renda variável, ou então com o Ibovespa. Para a maioria dos casos, a referência dos long & short é o CDI.

E a mediana de retorno nesse segmento foi de 6,63%, enquanto o CDI ficou em 10,88%. Apesar disso, alguns fundos conseguiram bons resultados, como um que alcançou quase 20%, gerido pela AZ Quest.

Continua após a publicidade

O AZ Quest Total Return registrou um de 2,08% em dezembro de 2024, equivalente a 224% do CDI.

Segundo relatório do fundo, o desempenho positivo no mês foi impulsionado principalmente pelos setores de Varejo, Logística e Transportes. O Total Return mantém uma exposição líquida comprada, com alocações predominantes nos setores de Telecomunicações & TI, Bancos e Utilidade Pública e vendida em Varejo, Assistência Médica e Transportes.

Este material foi elaborado exclusivamente pelo Suno Notícias (sem nenhuma participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo nenhum tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco. Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro