10 meses atrás 17

Galaxy S25 'roubou' 2 funções muito úteis do iPhone; veja quais são

A Samsung apresentou, junto ao lançamento da linha Galaxy S25, duas funcionalidades que podem ser muito úteis no dia a dia dos usuários: Now Bar e Redução de Ruído. As novidades foram projetadas para otimizar a interatividade do usuário com o celular e melhorar as captações de vídeos, respectivamente, e chamaram a atenção devido à semelhança com recursos já apresentados pela Apple: Dynamic Island e Mixagem de Áudio. Enquanto o primeiro está presente desde o iPhone 14 Pro, o segundo foi apresentado como novidade no iPhone 16.

Ambas as fabricantes optaram por implementar em seus smartphones recursos que podem poupar o tempo dos usuários. Tanto a Dynamic Island quanto a Now Bar permitem que você possa trocar de música ou receber notificações em tempo real sem precisar, necessariamente, abrir os respectivos aplicativos. Para ajudar a entender como cada um dos recursos funciona, o TechTudo explica as diferenças e semelhanças entre as duas funções muito úteis que o Galaxy S25 copiou do iPhone.

Galaxy S25 é bom? Confira impressões do celular da Samsung

Galaxy S25 é bom? Confira impressões do celular da Samsung

1. Now Bar vs Dynamic Island

A fabricante sul-coreana anunciou o recurso Now Bar junto à One UI 7.0, versão mais recente da interface da Samsung para o Android 15. A novidade permite que o usuário visualize informações importantes dos aplicativos e serviços sem desbloquear o smartphone. Além disso, é possível trocar faixas de música, ter acesso ao progresso da sua atividade física e até mesmo ver, em tempo real, as melhores rotas no Google Maps. A Now Bar chamou atenção pela similaridade com o recurso Dynamic Island, da Apple, presente desde os modelos Pro do iPhone 14.

 Divulgação/Samsung Now Bar é o novo recurso do One UI 7; conheça — Foto: Divulgação/Samsung

Embora a Dynamic Island e a Now Bar tenham o objetivo de melhorar a experiência do usuário com o sistema operacional e apresentem funcionalidades semelhantes, elas trazem diferenças significativas quanto ao funcionamento e design. O recurso da Samsung fica centralizado na parte inferior do display, o que facilita a usabilidade com apenas uma mão. Além disso, o Now Bar tem uma excelente conectividade com a Galaxy AI, o que permite ao usuário um maior grau de personalização.

Por outro lado, a Dynamic Island fica localizada no centro da parte superior do iPhone. Diferente do notch adotado nos modelos anteriores ao iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max, a Dynamic Island permite que o dono do celular interaja com os aplicativos e serviços que estão em execução. Outra diferença da funcionalidade trazida pela Maçã é que ela expande quando o usuário recebe uma ligação ou quando conecta os fones de ouvido, por exemplo. De acordo com a Apple, a tecnologia foi pensada para proporcionar uma experiência visualmente mais envolvente ao usuário.

 Isadora Lima/TechTudo

2. Redução de ruído vs Mixagem de Áudio

Além da Now Bar, a Samsung anunciou para a linha S25 um recurso que promete aprimorar as captações de vídeos em ambientes muito barulhentos e tornar os resultados mais profissionais: a redução de ruído. A novidade é responsável por simplificar a remoção de ruídos indesejados nos vídeos. Ao isolar categorias de sons (como vozes, música, vento, natureza e ruído), o usuário pode controlar o que deve ser atenuado ou eliminado completamente. O recurso também chamou atenção pela similaridade com a função Mixagem de Áudio, presente na linha 16 do iPhone.

 Reprodução/Apple Mixagem de Áudio apresenta quatro tipos de edição — Foto: Reprodução/Apple

A função trazida pela Apple, no entanto, apresenta mais opções de melhoramento do áudio se comparada ao recurso da concorrente sul-coreana. No momento da edição do vídeo, o dono do iPhone terá acesso a quatro modos de redução de áudio: padrão, no quadro (In-Frame), estúdio e cinema. Essas opções podem ser ajustadas por meio de um controle deslizante, no qual o usuário escolhe o nível do efeito de acordo com suas preferências. Confira a diferença entre os modos da Mixagem de Áudio:

  • Padrão: reproduz o áudio original gravado;
  • No quadro (In-Frame): reduz sons e vozes de fontes que não estão destacadas na cena principal do vídeo;
  • Estúdio: reduz sons de fundo e o reverb, tornando o áudio parecido com uma gravação de estúdio profissional;
  • Cinema: todas as vozes ficam em uma trilha principal e os ruídos ambientais ficam em modo surround, como acontece durante as trilhas sonoras dos filmes.

Embora os recursos tenham finalidades parecidas, cada um apresenta um tipo diferente de edição. Enquanto os usuários do iPhone 16 têm a possibilidade de escolher quatro modos de isolamento de ruídos e barulhos indesejados, no Galaxy S25 isso não é possível. O usuário fica limitado a atenuar o ruído de forma automática ou manual, mas ainda não é possível selecionar níveis diferentes de aprimoramento do áudio. Vale ressaltar que, por mais que as duas ferramentas sejam bastante úteis, não trazem os mesmos resultados de uma captação feita com equipamentos apropriados.

Com informações de Apple e Samsung

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro