Ruptura, que voltou para sua segunda temporada e tem episódios novos saindo às sextas-feiras, voltou para segunda temporada, tem muitas semelhanças com o jogo The Stanley Parable. De acordo com o criador da série, a produção foi inspirada em "outras obras da culutra pop", onde o jogo lançado em 2013 se encaixaria. Vale lembrar que Ruptura está disponível no Apple TV+ e é estrelada por nomes como Adam Scott (Madame Teia) e Britt Lower (Man Seeking Woman), acompanhando trabalhadores de escritório cujas memórias foram divididas entre as vidas pessoal e profissional.
Lançado em 2013, para computadores (Windows, macOS e Linux), The Stanley Parable, do estúdio indie Galactic Cafe, recebeu a Ultra Deluxe Edition em 2022 para PC, PlayStation 4 (PS4), PlayStation 5 (PS5), Xbox One, Xbox Series X/S e Nintendo Switch. Esta versão trouxe novos conteúdos, gráficos atualizados e está disponível por a partir de R$ 47,49. Nas linhas a seguir, entenda como The Stanley Parable inspirou Ruptura, uma das grandes séries do Apple TV+.
Ruptura x The Stanley Parable: entenda como série foi inspirada por jogo de indie — Foto: Divulgação/Apple TV+/Crows Crows Crows. Editado por Róbson Martins The Stanley Parable inspirou Ruptura?
A história por trás da criação da série Ruptura pode ser considerada bastante interessante. A ideia do roteirista e produtor Dan Erickson surgiu enquanto trabalhava numa fábrica de portas em Los Angeles, nos Estados Unidos. Inspirado por filmes, como o drama O Show de Truman, a comédia Como Enlouquecer Seu Chefe e a ficção cientifica Brazil.
Ele também se baseou na lenda urbana The Backrooms, quadrinhos de Dilbert e o jogo The Stanley Parable, com essas referências na cabeça, Erickson pensou num cenário que é possível "pular" o expediente de trabalho. "Eu me peguei desejando poder simplesmente me dissociar das próximas oito horas", contou o roteirista em entrevista para revista Inverse após a estreia da série, em 2022.
Segunda temporada de Ruptura estreou na Apple TV+ no dia 17 de janeiro — Foto: Divulgação/Apple TV+ Ruptura e The Stanley Parable evidentemente compartilham a ambientação de funcionários de escritório automatizados. Em ambos os cenários, os protagonistas ao desafiar a ordem, descobrem conspirações profundas no ambiente de trabalho. A partir disso, criticam as rotinas desumanizantes de maneiras distintas: a série explora o vínculo entre as vidas do protagonista, enquanto o jogo trata da dicotomia entre livre-arbítrio e determinismo.
História de The Stanley Parable
The Stanley Parable é um jogo de suspense que acompanha a monótona rotina do digitador Stanley. Um dia, ele percebe que seus colegas de trabalho desapareceram, e uma voz misteriosa começa a descrever cada um de seus passos. Esse narrador misterioso oferece a chance de retornar à sua vida "normal" ao seguir suas instruções ou desafiá-las, explorando os segredos escondidos nas salas desertas de um prédio comercial.
The Stanley Parable: Ultra Deluxe traz o clássico game cômico para novas plataformas com conteúdo extra e mais segredos — Foto: Reprodução/Steam Gameplay de The Stanley Parable
A jogabilidade de The Stanley Parable não contém combates ou sequências de ação. O jogador deve andar pelos corredores do escritório, escolhendo entre seguir as orientações do narrador ou explorar outras possibilidades. Cada escolha cria ramificações na história, levando a diferentes rotas que revelam os segredos do local. A boa notícia é que a campanha principal é curta, com cerca de 2 horas de duração. Isso significa que você pode rejogá-la várias vezes para alcançar o maior numero possível entre os 42 finais disponíveis na edição Deluxe, um número absurdo de possibilidades.
Sinopse de Ruptura e onde assistir
Ruptura segue Mark Scout (Adam Scott), um ex-professor de História que decide trabalhar na empresa de tecnologia Lumon Industries após uma tragédia pessoal. A companhia, no entanto, não é comum, pois separa as memórias pessoais e profissionais de seus funcionários por meio de uma cirurgia neural chamada "ruptura".
Com isso, os trabalhadores vivem duas vidas completamente distintas: não se lembram de sua vida externa enquanto estão no prédio e tampouco recordam o que fizeram no trabalho ao sair. Quando Helly Riggs (Britt Lower), uma nova funcionária, é contratada, Mark começa a perceber que algo está errado em ambos os lados da divisão.
Ruptura: veja trailer da segunda temporada da série Apple TV+ #trailer #streaming
A segunda temporada de Ruptura estreou com exclusividade no Apple TV+ em 17 de janeiro de 2025. Com 97% de aprovação no Rotten Tomatoes, essa season terá dez episódios no total, sem exibição em canais de TV ou em plataformas concorrentes. Abaixo, confira o cronograma de lançamento dos próximos episódios, os últimos da temporada:
- Episódio 8: 7 de março;
- Episódio 9: 14 de março;
- Episódio 10: 21 de março.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
12
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/X/S/ltPRKiQRazXbJlvAtCIg/captura-de-tela-2025-12-22-082712.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/u/2/1Ajl0YSraGSCkxjiEBsA/canva-iphone-horizontal-marca-dagua.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/6/b/i7NBNXS7irBHoALhz6XQ/gemini-generated-image-gkkcaogkkcaogkkc.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/r/s/Xbw22USqu2RgNiuoyB1Q/b.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro