6 horas atrás 4

Governo Trump classifica cartel colombiano Clã do Golfo como grupo terrorista

Os Estados Unidos designaram nesta terça-feira (16) o Clã do Golfo da Colômbia, atualmente o maior grupo armado ilegal do país, como uma organização terrorista, de acordo com um comunicado publicado no site do Departamento do Tesouro.

O governo do presidente Donald Trump vem designando grupos criminosos na América Latina como organizações terroristas — como o Cartel de los Soles, suposta organização que atuaria na Venezuela sob o comando do presidente do país, Nicolás Maduro, de acordo com a versão de Washington.

O governo do ex-presidente dos EUA, Joe Biden, sancionou no ano passado os principais líderes do Clã do Golfo, que nos últimos anos passou a se autodenominar Exército Gaitanista da Colômbia.

Em um comunicado divulgado na terça-feira, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, classificou o grupo como uma "organização criminosa violenta e poderosa", cuja principal fonte de renda era o tráfico de cocaína e que era responsável por ataques terroristas na Colômbia.

Donald Trump durante evento na Casa Branca em 15 de dezembro de 2025 — Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein

"Os Estados Unidos continuarão a usar todas as ferramentas disponíveis para proteger nossa nação e impedir as campanhas de violência e terror cometidas por cartéis internacionais e organizações criminosas transnacionais", disse Rubio.

O grupo Clã do Golfo e o governo do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, estão atualmente realizando negociações no Catar, como parte do plano de Petro para pacificar o país após seis décadas de conflito armado com guerrilheiros. Seu mandato termina em agosto de 2026.

Os principais líderes do Clã do Golfo certamente cumpririam pena de prisão sob um possível acordo, disse o principal negociador do governo à agência Reuters na semana passada, acrescentando que as autoridades estão buscando tornar o progresso nas negociações "irreversível" antes que um novo governo assuma o poder no próximo ano.

O Clã do Golfo, nos últimos anos, tem buscado se posicionar como uma entidade política semelhante a outros grupos armados colombianos, o que lhe garantiria condições diferentes nas negociações de paz. Analistas não acreditam, no entanto, que o grupo tenha objetivos políticos concretos.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro