3 horas atrás 2

Grupo de hackers "ShinyHunters" ameaça expor usuários premium do Pornhub

O ShinyHunters é um grupo de hackers estabelecido, ligado a uma série de ataques sofisticados e tentativas de extorsão nos últimos meses, incluindo dados de clientes da Salesforce e de varejistas de luxo no Reino Unido.

Pelo menos três ex-clientes do Pornhub - dois homens no Canadá e um homem nos Estados Unidos - confirmaram à Reuters que os dados referentes a eles são autênticos, embora tenham vários anos de idade. Eles falaram sob condição de anonimato devido à sensibilidade do assunto.

"Estamos exigindo um pagamento de resgate em bitcoin para impedir a publicação dos dados do [Pornhub] e excluir os dados", disse a ShinyHunters à Reuters por meio de um canal de bate-papo online.

O Pornhub e seus proprietários corporativos, a Ethical Capital Partners, sediada em Ottawa, Canadá, não retornaram pedidos de comentários.

O Pornhub, que recebe mais de 100 milhões de visitas diárias e 36 bilhões de visitas por ano, é um dos fornecedores mais populares de pornografia da internet, especialmente vídeos, muitos dos quais são de exibição gratuita.

O ShinyHunters compartilhou dados do que disse serem 14 usuários do serviço premium do Pornhub.

Continua após a publicidade

A Reuters conseguiu comparar os detalhes de seis pessoas nos dados do ShinyHunters com informações despejadas online durante violações de dados anteriores e preservadas pela empresa de inteligência da dark web District 4 Labs. Três das pessoas afetadas confirmaram à Reuters que, em algum momento, haviam se inscrito no serviço premium do Pornhub.

A Reuters não conseguiu determinar imediatamente como a ShinyHunters adquiriu os dados. O ShinyHunters disse que não entraria em detalhes sobre a violação.

Em uma declaração emitida em 12 de dezembro, o Pornhub divulgou o que disse ser um incidente recente de segurança envolvendo o provedor de análise de dados terceirizado Mixpanel, que afetou um número não revelado de usuários do Pornhub Premium. A declaração citou que o incidente ocorreu no ambiente da Mixpanel e envolveu um "conjunto limitado de eventos de análise para alguns usuários".

A Mixpanel, que oferece a seus clientes visibilidade detalhada dos dados e atividades dos usuários, divulgou um incidente de segurança digital em 27 de novembro.

A empresa disse em uma declaração fornecida à Reuters nesta terça-feira que estava ciente da declaração do Pornhub, mas que "não pode encontrar nenhuma indicação de que esses dados foram roubados de nosso incidente de segurança de novembro de 2025 ou de outra forma".

Os dados do Pornhub com a Mixpanel foram acessados pela última vez por "uma conta legítima de funcionário da empresa controladora do Pornhub em 2023", de acordo com a declaração.

Continua após a publicidade

Se esses dados estiverem nas mãos de uma parte não autorizada, não acreditamos que isso seja resultado de um incidente de segurança na Mixpanel."

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro