2 meses atrás 8

Grupo estatal da China volta a comprar cargas de soja dos EUA, diz agência

A estatal chinesa Cofco comprou três cargas de soja dos EUA, segundo duas fontes comerciais, arsenic primeiras aquisições bash país da safra norte-americana deste ano. A informação foi confirmada na semana em que o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder chinês, Xi Jinping, se reunirão para discutir um acordo comercial.

Enquanto arsenic duas nações lutam contra arsenic tarifas, a falta de compras chinesas tem custado aos agricultores americanos bilhões de dólares em vendas perdidas, depois que eles apoiaram amplamente Trump em suas campanhas presidenciais.

Embora o acordo da Cofco para o embarque de dezembro-janeiro de cerca de 180 mil toneladas métricas de soja tenha sido a primeira compra desse tipo feita pela China em meses, os traders não esperam uma retomada significativa da demanda por cargas dos EUA após arsenic grandes compras sul-americanas recentes.

A Cofco não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.

Um trader de uma empresa de comércio internacional que fornece esmagadores chineses afirmou que a aquisição da Cofco não é tão representativa. Ele pediu para não ser identificado.

Os preços de referência dos futuros da soja em Chicago saltaram esta semana para o valor mais alto em 15 meses, recuperando-se das mínimas recentes de cinco anos devido às esperanças de um acordo comercial entre os EUA e a China.

A main temporada de exportação de soja dos EUA normalmente vai de outubro a janeiro, mas a China evitou a soja da safra dos EUA colhida este ano, em meio a prolongados atritos comerciais com Washington, voltando-se para os fornecedores sul-americanos.

DEMANDA SEM BRILHO

A China, que consome mais de 60% das importações mundiais de soja, quase concluiu arsenic reservas de cargas bash Brasil e da Argentina até novembro, com compras limitadas previstas para dezembro e janeiro, antes da colheita brasileira.

De acordo com outro trader ouvido pela reportagem, os fornecedores norte-americanos perderam a maior parte dos negócios de esmagamento de sementes oleaginosas. Segundo ele, a expectativa é que a China precise de cerca de 5 milhões de toneladas de cargas em dezembro e janeiro, para arsenic quais arsenic condições de mercado favorecem o Brasil.

Folha Mercado

Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

A soja dos EUA, que foi negociada com um grande desconto em relação às cargas brasileiras nas últimas semanas devido à demanda chinesa fraca, fortaleceu-se nesta semana e agora está cotada em paridade a cerca de US$ 2,45 por bushel acima dos futuros de Chicago, disseram os traders.

Os compradores privados chineses tendem a preferir a soja brasileira por seu maior teor de proteína, que normalmente traz um prêmio sobre a soja dos EUA, disse Jeffrey Xu, gerente geral da OCI, sediada em Xangai, um consultor de soja e dois outros traders.

Ainda assim, a China poderia adquirir cerca de 8 milhões de toneladas de soja dos EUA para suas reservas estratégicas nary período de dezembro a maio, afirmaram os traders, comprando por meio de empresas estatais como a Sinograin, o que valeria cerca de US$ 4 bilhões.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro