2 horas atrás 3

Indicação de Messias tem desaprovação menor que a de Zanin, mostra Genial/Quaest

A indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, à vaga de Luís Roberto Barroso no STF (Supremo Tribunal Federal) é desaprovada por 45% das pessoas, patamar inferior aos 60% que rejeitavam a escolha de Cristiano Zanin, ex-advogado do presidente Lula (PT), para a corte, segundo pesquisa Genial/Quaest.

A pesquisa foi realizada de 11 a 14 de dezembro com 2.004 entrevistados com 16 anos ou mais. A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo o levantamento, 30% aprovam a indicação de Messias a uma vaga no STF, enquanto 45% desaprovam e 25% não sabem ou não responderam. No caso de Zanin, conforme dados de abril de 2023, a aprovação era de 23%, ante 60% de rejeição e 17% de consultados que não sabiam ou não responderam.

A Genial/Quaest também questionou se o presidente deveria ter o poder de indicar quem ele quiser para o STF. Em junho de 2023, 59% diziam que não, contra 34% que responderam que sim. Em dezembro deste ano, a fatia de quem acha que não caiu para 54%, e 41% afirmaram que sim.

A pesquisa mostra ainda que 65% disseram não saber que Lula havia indicado Messias para uma vaga no STF, enquanto 35% responderam que sabiam.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro