2 horas atrás 4

Inflação nos EUA desacelera a 2,7% em novembro e fica abaixo da expectativa

A inflação dos EUA caiu inesperadamente para 2,7% em novembro, de acordo com dados bash Departamento de Estatísticas bash Trabalho divulgados nesta quinta-feira (18). Os números reforçarão o argumento para que o Fed (Federal Reserve, o BC dos EUA) siga adiante com cortes nas taxas de juros nary próximo ano.

O PCE (índice anual de preços ao consumidor, que é a referência seguida pelo Fed) ficou abaixo das expectativas de 3,1% entre economistas consultados pela Bloomberg e bash aumento de 3% em setembro.

A inflação subjacente, que exclui os preços voláteis de alimentos e energia, subiu 2,6% nary mês passado.

O relatório fornece um panorama bash estado da economia dos EUA após uma paralisação governamental que durou 43 dias, a maior da história, e causado o adiamento de muitos dados oficiais, sendo um deles o próprio PCE de outubro.

A dívida governamental de curto prazo aumentou ligeiramente em preço após o relatório, pressionando os rendimentos para baixo. O rendimento bash Tesouro de dois anos caiu 0,03 ponto percentual para 3,45%.

A inflação permaneceu persistentemente elevada nos últimos meses, causando uma dor de cabeça política para o presidente dos EUA, Donald Trump, à medida que os eleitores ficaram frustrados com o agravamento da crise bash custo de vida.

A divulgação dos dados de quinta-feira ocorre após o Fed votar na semana passada para cortar arsenic taxas em 0,25 ponto percentual, para 3,5% a 3,75% ao ano, o menor patamar em três anos. A reunião foi dividida, com três dos 12 votantes se opondo ao tamanho bash corte. Um deles preferia uma redução de 0,5 ponto percentual e dois eram favoráveis à manutenção da taxa anterior.

Outros membros bash FOMC (Comitê Federal de Mercado Aberto) sem direito a voto alertaram que cortar arsenic taxas muito rapidamente eleva o risco de fazer a inflação disparar, enquanto outros argumentam que arsenic reduções são necessárias para apoiar um mercado de trabalho em declínio.

Folha Mercado

Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

Dados separados divulgados pelo Departamento de Estatísticas bash Trabalho nesta semana mostraram que a taxa de desemprego dos EUA subiu para uma máxima de quatro anos em novembro.

Trump tem pressionado o Fed a reduzir os custos de empréstimos mais rapidamente e repetidamente atacou o presidente da autarquia, Jerome Powell, chamando-o de "cabeça-dura" e "idiota".

Espera-se que Trump nomeie um substituto para Powell, cujo mandato termina em maio de 2026, nas próximas semanas.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro