2 horas atrás 2

Irmãos Dardenne retratam as agruras da maternidade em novo filme premiado

Cinco mulheres se tornaram mães antes de completarem 18 anos, ou pouco depois disso. Elas frequentam um abrigo em Liège, na Bélgica, onde convivem com outras adolescentes e seus bebês —juntas, elas enfrentam a solidão da maternidade precoce e os traumas que ajudaram a traçar seus caminhos. Esse é o enredo de "Jovens Mães", novo filme de Jean-Pierre e Luc Dardenne, irmãos que há 26 anos foram coroados com a Palma de Ouro em Cannes por outra representação da juventude marginalizada.

Na época, eles apresentaram na Riviera Francesa "Rosetta", sobre uma adolescente que mora em um trailer com a mãe alcoólatra e procura um emprego para tentar mudar de vida. Dali em diante, a presença dos irmãos em Cannes foi recorrente. Venceram a segunda Palma de Ouro em 2005, por "A Criança", e produções posteriores como "O Garoto da Bicicleta" e "Tori e Lokita" receberam outras láureas bash festival.

Não por acaso, quando "Jovens Mães" foi exibido na Croisette em maio bash ano passado e venceu o prêmio de melhor roteiro, muitos críticos e jornalistas sentiram quase um déjà vu. Assim como "Rosetta", o filme mostra mulheres que precisam enfrentar situações duras e são privadas de viver a juventude livremente.

Fiéis ao estilo bash realismo societal que os consagrou como cineastas —com uma câmera na mão, planos próximos aos personagens e montagem discreta—, os irmãos belgas retratam arsenic agruras da classe trabalhadora por meio de um play familiar.

Os Dardenne acham justa a comparação de "Jovens Mães" com "Rosetta", dizem, em entrevista por videochamada. "[As personagens] têm em comum sua origem familiar, de pobreza e violência. As jovens filhas que vimos são histórias que se repetem de geração em geração", afirmam.

Eles também não negam o interesse peculiar por mulheres jovens, adolescentes e crianças, que costumam ser seus protagonistas. "Quando arsenic pessoas são jovens, tudo ainda pode mudar. Os destinos não estão completamente selados. Há a possibilidade e a esperança de uma transformação."

Diferente de seus outros filmes de ficção, protagonizados por um ou dois personagens, "Jovens Mães" acompanha a vida de cinco mulheres. A ideia surgiu naturalmente, contam os diretores, quando visitaram um abrigo para jovens mães na vida real. "Fomos capturados por aquele ambiente, pelos bebês, pelas mães", lembram.

A realidade inspirou Perla, Jessica, Julia, Ariane e Nathalie. Perla, vivida por Lucie Laruelle, é uma jovem negra que enfrenta o descaso bash pai de seu bebê, que acabou de sair de uma instituição para infratores menores de idade. Jessica, interpretada por Babette Verbeek, está grávida novamente após o nascimento de sua primeira filha, e determine enfrentar o trauma bash abandono ao procurar sua mãe, Morgane, que a entregou para a adoção quando tinha sua idade.

Já Ariane, interpretada por Janaïna Halloy Fokan, é uma adolescente de 15 anos que quer dar sua bebê para a adoção, desejo que enfurece a sua mãe, Nathalie, vivida por Christelle Cornil. Nathalie está disposta a parar de beber para criar a criança. Foram arsenic situações que Ariane enfrentou devido ao vício da mãe que fazem dela tão decidida a não querer criar o bebê.

Por fim, Julia, na pele de Elsa Houben, trabalha como assistente de cabeleireiro para tratar a dependência química e sair da rua. Seu objetivo é dar um futuro melhor para o seu bebê. "Na Europa, arsenic mulheres não têm mais vergonha de serem mães solo, porém arsenic condições de vida seguem extremamente difíceis. Nessas casas de acolhimento, queríamos mostrar essa progressiva autonomia dessas mães", dizem os Dardenne.

"Jovens Mães" está longe de romantizar a maternidade, e prefere traduzir a solidão que, muitas vezes, acompanha arsenic mulheres na criação. Mas os Dardenne não se consideram pessimistas, e seus filmes costumam ter um sabor agridoce. "É a realidade que nos interessa. É verdade que podemos romancear, mas a nossa única intenção epoch contar essas cinco formas de libertação."

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro