1 semana atrás 3

Justiça manda deputado do PT provar acusação de que água da Sabesp estaria contaminada

Uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que o deputado estadual Emídio de Souza (PT) apresente provas de acusações publicadas nas suas redes sociais de que a água fornecida pela Sabesp estaria contaminada.

A ordem da 9ª Vara Cível da Comarca de Osasco, expedida na última sexta-feira (5), atende a um pedido da empresa de saneamento e determina que o deputado encaminhe os documentos em até 15 dias.

Procurado pela coluna, o deputado afirmou que não foi notificado da decisão e que irá se manifestar nos autos.

"Fiscalizar serviços públicos e proteger a saúde da população é uma obrigação constitucional do mandato parlamentar, não uma opção", disse Emídio, em nota.

A Sabesp questiona duas publicações feitas por Emídio, ex-prefeito de Osasco. Em uma delas, o vídeo afirma que a água fornecida na Barra Funda, na zona oeste da capital paulista, estaria contaminada, apresentando cheiro de esgoto e adoecendo os consumidores.

A empresa diz que encaminhou equipe ao local e promoveu um monitoramento contínuo da qualidade da água no edifício e em imóveis vizinhos por 16 dias, em variados horários.

A conclusão foi de que as amostras colhidas estavam dentro do padrão esperado, sem contaminação por bactérias, afirma a empresa na ação judicial.

A Sabesp ainda argumentou que os vídeos divulgados pelo deputado mostravam a entrada de caixa d’água do edifício, local que está fora do limite de atuação da empresa.

Um segundo vídeo compartilhado pelo deputado aponta uma suposta baixa qualidade da água na cidade de Osasco. A empresa diz na ação judicial que os monitoramentos indicam que a qualidade atende aos parâmetros exigidos.

A nota do deputado cita reportagens veiculadas pela imprensa como exemplos sobre a "gravidade da situação" e diz que um morador da Barra Funda chegou a ser hospitalizado com sintomas de infecção.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro