O líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), apresentou um mandado de segurança ao STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo a suspensão da votação da Câmara dos Deputados que decidiu não cassar o mandato de Carla Zambelli (PL-SP). O placar foi de 227 a 170 —eram necessários 257 votos para cassá-la.
O petista pede ainda que o STF determine um prazo de 24 horas para que a Mesa da Câmara cumpra a decisão da corte e declare a perda de mandato de Zambelli, que está presa na Itália, e também de Alexandre Ramagem (PL-RJ). Ambos foram condenados pelo Supremo à perda de mandato, além de prisão.
Segundo Lindbergh, a partir do momento em que o STF condenou a deputada à perda de mandato, caberia à Mesa da Câmara apenas declarar a cassação, sem que houvesse uma deliberação do plenário.
O entendimento do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), é o de que a Constituição estabelece que o plenário da Câmara dá a palavra final a respeito da condenação pelo STF à perda de mandato. O caso de Zambelli foi enviado para a CCJ (Comissão de Constrituição e de Justiça), onde tramitou por mais de quatro meses, antes de chegar ao plenário.
"O presidente da Câmara tem que obedecer à decisão judicial. Se ele tivesse obedecido à decisão judicial, ele não teria criado essa confusão", disse Lindbergh, acrescentando que o PT acha inconcebível haver "uma bancada de foragidos no Parlamento".
"É um escândalo o plenário ter votado isso. Como é uma decisão judicial, eles [a cúpula da Câmara] têm que afastar [Zambelli] por determinação da Mesa, não era para ter ido a voto", completou.
Zambelli foi condenada pelo STF à perda de mandato duas vezes, uma por invasão do sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), com pena de 10 anos de prisão, e outra por porte ilegal e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo, com pena de a 5 anos e 3 meses de prisão em regime inicial semiaberto.
A deputada fugiu do país, passando pela Argentina e Estados Unidos antes de desembarcar na Itália. Depois de cerca de dois meses foragida, Zambelli foi presa na Itália no fim de julho.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
4 dias atrás
3





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro