4 horas atrás 4

Lula convoca Poderes para reunião sobre violência contra mulher, após sequência de casos no país

O presidente Lula (PT) convocou nesta terça-feira (16) uma reunião com representantes dos três Poderes para tratar da violência contra a mulher, após uma sequência de casos serem registrados no último mês no Brasil.

Na reunião, o presidente discursou, discutiu o tema com seus ministros e encerrou o encontro sem anúncios para a área.

Do STF (Supremo Tribunal Federal), estiveram presentes o presidente Edson Fachin e a ministra Cármen Lúcia. Também compareceram ministros de Estado como Macaé Evaristo (Direitos Humanos), Ricardo Lewandowski (Justiça), Márcia Lopes (Mulheres), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Camilo Santana (Educação).

"Eu resolvi assumir a responsabilidade de que era preciso que a gente criasse ou construísse uma espécie de movimento que pudesse se transformar num pacto contra o feminicídio, contra a violência contra a mulher, contra o estupro, ou seja, contra tudo que é crime bárbaro, que a gente não imagina que pudesse acontecer", disse na reunião.

Em discurso pouco antes do encontro, em evento no Planalto, o presidente comentou que os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e Davi Alcolumbre (União-AP), também foram convidados, mas não iriam por conta da agenda do Congresso.

"Eu convidei agora o presidente da Suprema Corte, o presidente do Superior Tribunal de Justiça, o Alcolumbre e o Motta não vem porque têm sessão lá, mas eu quero discutir o que nós vamos fazer para melhorar."

Na reunião, que ocorreu a portas fechadas, ele voltou a citar os chefes do Legislativo, com quem vive momento turbulento.

"Resolvi então dizer que eu ia assumir a responsabilidade contra o presidente da República de tentar criar condições de juntar os Poderes brasileiros, inclusive a Câmara e o Senado, que não estão aqui porque tinha sessão agora, mas que estão dispostos a assumir conosco essa tarefa", afirmou ainda.

A convocação para a reunião desta terça havia sido anunciada por Lula em discurso público na 14ª Conferência de Assistência Social, na semana passada. O tema se tornou mais recorrente em falas públicas de Lula no último mês.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro