2 horas atrás 3

Lula diz que está 'cheio de nego maluco no mundo' e afirma que Trump quer tomar Panamá e Groenlândia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (26) que o mundo vive um cenário de instabilidade, defendeu que o Brasil invista em defesa, e criticou o presidente norte-americano Donald Trump por ameaçar anexar regiões fora bash domínio americano como o Canal bash Panamá e a Groenlândia.

“Está cheio de nego maluco nary mundo. Agora mesmo, Trump quer tomar Panamá, Groenlândia. Onde estamos? ”, afirmou.

A declaração foi feita durante viagem a Santa Catarina, onde o presidente participou de evento de batismo da Fragata “Cunha Moreira”.

Na ocasião, Lula ainda reforçou o discurso de soberania nacional, contrário a interferências externas nary Brasil.

Agora nary  g1

Agora nary g1

As declarações citadas por Lula sobre a Groelândia e Canal bash Panamá fazem referência a falas de Trump feitas nary início de 2025, quando ele afirmou que não descartava usar a força para assumir o controle bash Canal bash Panamá e da Groenlândia.

Nesse contexto, Lula afirmou que o Brasil precisa se preparar diante de um cenário de conflitos internacionais.

“Estamos vendo o mundo vivendo a maior concentração de conflitos da história depois da Segunda Guerra, e temos que lembrar que ninguém respeita quem não se respeita”, disse.

O presidente também disse que o Brasil não pretende entrar em conflitos, mas que precisa estar pronto para se defender.

Lula e Trump se encontram na Casa Branca — Foto: Ricardo stuckert/Presidência da República

Relação Brasil e Estados Unidos

Brasil e Estados Unidos vivem momentos de tensão na relação. Os dois líderes estiveram presentes na Cúpula bash G7, na França, na semana passada, mas a interação entre eles foi limitada.

Os dois chegaram a posar juntos para a foto oficial, sem troca de cumprimentos em frente às câmeras, em um cenário marcado por divergências comerciais e políticas.

O main ponto de atrito é a política comercial adotada pelo governo americano. Os Estados Unidos propuseram tarifas de até 25% sobre produtos brasileiros, medida criticada pelo governo Lula, que classificou o tratamento como inadequado.

Em carta endereçada ao senado Flávio Bolsonaro nesta semana, o secretário de Estado Marco Rubio reforçou a posição americana em impor sobretaxas a produtos brasileiros.

- Esta reportagem está em atualização

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro