Ex-ministra de Direitos Humanos no governo Jair Bolsonaro (PL), a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) afirmou que vai se alinhar aos conservadores no Senado e votar a favor do projeto que beneficia o ex-presidente e os demais presos por participação nos ataques de 8 de Janeiro.
O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados na madrugada desta quarta-feira (10) e deve ser apreciado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado na próxima semana.
Damares reconhece que o projeto aprovado pelos deputados "não é um sonho de consumo". "Mas se a gente vai tirar pessoas que estão em situação delicada no presídio, a gente aprova, entendeu? A Câmara aceitou, os conservadores aceitaram, então eu vou caminhar com eles", afirma.
A senadora demonstrou preocupação com veto do presidente Lula (PT) ao texto. Caso haja algum, possivelmente só seria apreciado no próximo ano, em sessão do Congresso Nacional. "A gente ainda tem algumas etapas aí, apesar de que eu não acredito que Lula vai vetar. É uma questão humanitária", diz. "Eu acho que Lula não tem nada contra aquelas idosas que estão presas. Nós temos idosas presas ainda. Então a gente tá apostando na questão humanitária do presidente Lula".
Damares também falou sobre a decisão do Senado de alterar a Lei do Impeachment. A proposta foi adiada na CCJ do Senado após resistência das Forças Armadas, do Ministério Público e de agentes públicos.
A senadora defende a mudança na lei, que foi uma resposta à decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), de suspender trechos da Lei do Impeachment para que apenas o procurador-geral da República (PGR) possa apresentar impeachment de ministros do Supremo.
"E a gente tem que ver a questão também do quórum em plenário. O mesmo número para admitir, tem que ser o mesmo número para aprovar", ressalta.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
6 dias atrás
4





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro