10 meses atrás 20

Lula rejeita controle de preços: 'Quem define é o mercado', diz ministro

Quem define preço não é o governo, é o mercado.
Paulo Teixeira, ministro

O ministro disse que o governo tentou conter a alta de preços financiando o produtor rural. "Lançamos dois Planos Safra recordes, apoiando o agricultor na sua produção. Diminuímos juros ao pequeno e médio produtor", disse.

A nossa atenção maior para o pequeno e médio [produtor] é ter Planos Safras cada vez maiores, aumentar o financiamento da safra (...) para aumentar a produção.
Paulo Teixeira

Culpa de Trump?

Teixeira relacionou o aumento de preço dos alimentos no Brasil à eleição do presidente americano Donald Trump. "Depois que o Trump se elegeu nos EUA, o dólar subiu muito, e agora está baixando porque o cambio interfere no preço dos produtos. Se o câmbio diminuir e se mantiver nessa curva descendente, vai ajudar muito na alimentação do povo e no preço dos alimentos", afirmou.

A alta do dólar, no entanto, começou antes e se deve, em parte, ao aumento da dívida pública. Questionado a respeito, Teixeira afirmou que Lula "herdou uma herança forte, os precatórios, que o governo passado não registrou e o atual pagou uma fortuna". Ele afirmou que "o comportamento da dívida também é sadio" e que o presidente já disse que aprendeu com a mãe, a dona Lindu, "a não gastar mais do que recebe". "Do ponto de vista fiscal, há um compromisso do governo", afirmou.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro