A Meta AI vai utilizar dados do Instagram, Facebook e Messenger para fornecer respostas mais personalizadas. Segundo comunicado publicado nesta segunda (27), o chatbtot poderá acessar, por exemplo, o local de moradia cadastrado no Facebook e os Reels assistidos recentemente no Instagram para compreender as preferências e o perfil do usuário. Além disso, a ferramenta de inteligência artificial (IA) passará a ter uma "memória" capaz de registrar pontos importantes de conversas privadas com o usuário. O chatbot poderá lembrar restrições alimentares, a data de aniversário e o status de relacionamento, por exemplo. No entanto, essas informações poderão ser apagadas a qualquer momento pelo usuário.
As novidades estão sendo implementadas nos Estados Unidos e Canadá para os apps do Facebook, Instagram e Messenger nas versões do Android e iOS (iPhone). Ainda não há previsão de expansão para outros países. Confira mais detalhes a seguir.
Meta AI irá utilizar dados do WhatsApp, Facebook e Messenger para fornecer informações personalizadas aos usuários — Foto: Victor Bastos/TechTudo Personalização a partir de dados do Instagram e Facebook
A Meta AI agora pode fazer sugestões de acordo com as preferências do usuário. Segundo comunicado oficial da Meta, a função poderá utilizar informações de localização disponibilizadas no perfil do Facebook, por exemplo, para informar sobre restaurantes próximos ao usuário quando ele solicitar dicas envolvendo o assunto. O histórico de Reels visualizados no Instagram também podem ser utilizados pela Meta AI para melhorar a qualidade das respostas. Para além disso, a Meta não especificou a quais dados a IA terá acesso.
"Digamos que você esteja procurando algo divertido para fazer com sua família neste fim de semana e peça à Meta AI para sugerir algo. Com base na localização residencial que você listou como parte do seu perfil do Facebook, nas visualizações recentes de Reels com apresentações ao vivo de vários artistas country e na lembrança de que você tem um parceiro e dois filhos pequenos, a Meta AI pode sugerir ingressos para shows de country naquele fim de semana em sua arena local e reservas para um bruch local", diz a Meta.
Em conversas privadas com a IA no Messenger, Instagram e Facebook, será possível pedir ao chatbot que memorize informações importantes, como restrições alimentares ou a cidade de moradia, que possam ajudar a melhorar as respostas obtidas em futuras interações. Por exemplo, o usuário pode solicitar que a IA o chame por um apelido específico. O chatbot irá considerar a solicitação nas conversas futuras, personalizando as respostas.
Segundo a divulgação da Meta, a IA só guardará informações que o usuário solicitar. Elas ficarão disponíveis em uma aba para edição e exclusão, que poderá ser feita a qualquer momento. Vale destacar, no entanto, que o recurso só está disponível para conversas individuais com a IA. Conforme a empresa, o recurso já vinha sendo liberado gradualmente para o WhatsApp e o Messenger desde o final do ano passado.
No canal do Facebook da Meta, Mark Zuckerberg , CEO da big tech, compartilhou uma interação que teve com a IA. No print, ele pede que a ferramenta o ajude a criar uma história de ninar para suas filhas, e ressalta que elas gostam de sereias. "Meta AI começará a lhe dar respostas com base nas preferências e informações que você compartilhou. Por exemplo, ela me ajudou a criar histórias criativas para as minhas filhas dormirem, então, se eu pedir uma nova, a IA lembrará que elas adoram sereias", disse o executivo.
Outras inteligências artificiais, como ChatGPT, da OpenAI, e Gemini Google, já oferecem funcionalidades de memória. De acordo com a Meta, não será possível desativar essa funcionalidade.
Veja também: Como desativar a Meta AI do WhatsApp?
Como desativar a Meta AI do WhatsApp?

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
21
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/Q/B/wLYL9QT3WjETr2K3Asgg/shutterstock-1336599794.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/c/j/Vl4IE0TXm63RrkZPhDsA/fitness-na-academia-e-no-amor-1-scaled.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro