Adobe e Google anunciaram, no último mês, duas grandes parcerias entre as empresas: a integração da IA Nano Banana no Photoshop e o lançamento da extensão do mesmo programa para utilizado no navegador Google Chrome. A integração na versão de desktop aconteceu por meio de melhorias no recurso generativo já existente no programa. Agora, é possível escolher entre a inteligência artificial da Adobe, da Google e a Flux Kontext, modelo avançado da Black Forest Labs.
A ferramenta continua funcionando como antes, disponível no menu lateral e ao pressionar o botão direito do mouse em uma seleção. Contudo, fica a dúvida se a integração funciona mesmo e até que ponto ela pode ser útil para quem trabalha com criação e design. Para te poupar desse trabalho, o TechTudo já testou a ferramenta e te diz agora se ela cumpre o que promete. A seguir, confira tudo sobre essa parceria.
Batalha entre Nano-Banana e Photoshop pelo gosto do público será feroz — Foto: Reprodução: Imagem gerada pela IA Nano-Banana 1. Viral mostra Nano Banana Photoshop criando imagens com famosos
Nas últimas semanas, um vídeo do criador de conteúdo, identificado com @paulo.ia no Instagram, viralizou nas redes. Nele, o influencer usa da integração entre Nano Banana e Photoshop para criar imagens suas ao lado de celebridades, simulando um podcast, e em uma lancha como ambiente.
Criador @paulo.ia em seu podcast artificial com celebridades — Foto: Francisco Paulo/TechTudo 2. Como usar a integração entre Nano Bana e Photoshop
A boa notícia é que basta estar com seu Photoshop atualizado na última versão que o recurso já estará disponível. Lembrando que, para ter acesso ao recurso, é preciso ter a versão original do programa. Com os pré-requisitos compridos, basta agora abrir um novo projeto e colocar a imagem de fundo que você deseja, ou seja, nesse passo você coloca o ambiente em que pretende estar. No meu caso, escolhi uma imagem da praia de Ipanema.
Área de trabalho do Photoshop com imagem de fundo — Foto: Francisco Paulo/TechTudo Após isso, você deve colocar duas imagens sobrepostas ao fundo: uma do seu rosto e outra do rosto de quem deseja ter ao seu lado.
Coloque duas imagens sobrepostas ao fundo, uma do seu rosto e outra do rosto de quem deseja ter ao seu lado — Foto: Francisco Paulo/TechTudo Então, utilize a ferramenta de linha e coloque uma em cada rosto, apontando para a área onde deseja que cada personagem fique na imagem final.
Como criar imagens usando a integração entre Nano Banana e Photoshop — Foto: Francisco Paulo/TechTudo Agora, utilize a ferramenta de seleção e selecione toda a área de trabalho. Com isso, clique com o botão direito do mouse sobre a seleção e deslize até a opção "Preenchimento generativo".
Como usar o preenchimento generativo do Photoshop — Foto: Francisco Paulo/TechTudo Momento de atenção: Antes de escrever o prompt você deve selecionar a opção "Gemini 3 (with Nano Banana Pro)", como na imagem abaixo.
Janela de seleção do modelo de IA Generativa no Photoshop — Foto: Francisco Paulo/TechTudo Agora sim: com a opção correta selecionada, escreva seu prompt descrevendo a cena que você quer criar, clique em gerar e aguarde.
Prompt para gerar imagens por meio da integração entre Nano Banana e Photoshop — Foto: Francisco Paulo/TechTudo Finalmente, após todos esses passos, e uns minutinhos de espera, o resultado estará na sua área de trabalho.
Resultado do uso da integração entre Nano Banana e Photoshop — Foto: Francisco Paulo/TechTudo 3. Qual é a utilidade da integração entre Nano Bana e Photoshop?
Apesar da brincadeira criando fotos com famosos, a ferramenta é muito poderosa e certamente será útil para designers. Com ela, podemos criar assets, ambientar manipulações e fazer mudanças nas imagens que antes exigiriam horas de esforço e conhecimento profundo. Para mim, essa novidade é uma ótima evolução, um salto que certamente será impressionante para todos que trabalham na área de criatividade.
Por exemplo, na imagem abaixo utilizei a ferramenta para criar uma foto para perfil profissional. Para isso, coloquei apenas aquela mesma foto do meu rosto, uma imagem base para o ambiente desejado e escrevi o prompt. Tudo demorou menos de um minuto e meio e precisei de apenas alguns cliques.
Foto profissional gerada por meio da integração entre Nano Banana e Photoshop — Foto: Francisco Paulo/TechTudo 4. A integração entre Nano Bana e Photoshop é boa?
Surpreendentemente, sim. A integração funciona de forma maravilhosa, sem travamentos ou grandes esperas. A ferramenta certamente se tornará cada vez mais popular entre os profissionais da área do design e pode substituir bancos de imagens pagos ou acelerar processos que demorariam horas. Caso tenha a oportunidade, vale a pena atualizar seu Photoshop para a versão mais recente ou assinar o pacote da Adobe Creative Cloud. Contudo, vale se atentar às proporções das imagens. Ao unir as imagens a IA falha em adequá-las a um tamanho real. Com isso, vale editar depois.
Veja também: Esse vídeo é real ou é inteligência artificial? 🤔
Esse vídeo é real ou é inteligência artificial? 🤔

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
6 dias atrás
6
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/Y/8/dGsxsMQkmoDUyj9h1e7Q/mp3-player.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/i/S/In0PnwT5y6h9XgOCsSnA/the-forge-codigos-dezembro.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/K/w/tdUDr8R0SReaqzNghwUA/ray-ban-meta-wayfarer-gen-2-shiny-black-transitions-r-graphite-green-lenses-transition-stack.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/A/z/EX6Vm8QyC6NRFFZ7pcLg/hollow-knight-silksong-sea-of-sorrow.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro