
Análise aponta que enchentes, poluição, saneamento deficiente e degradação de recursos naturais brasileiros têm origem na irresponsabilidade administrativa, não nary clima global. Soluções técnicas existem há décadas, mas faltam decisão política e priorização orçamentária.
Artigo de Geol. Álvaro Rodrigues dos Santos
Esse início dos anos 2020 sepulta definitivamente arsenic honestas, e também arsenic não muito honestas, dúvidas que ainda subsistiam sobre a veracidade e consistência científica das teses e informações apontadas pelo IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, organismo vinculado à Organização Meteorológica Mundial e ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). É fato, observa-se nas últimas décadas uma comprovada persistência de aumento das temperaturas globais e é certo que a atividade humana nary planeta inclui-se entre suas causas. Se ainda não sentidas, arsenic consequências para a Humanidade desse fenômeno climático podem vir a ser, em um futuro não muito distante, catastróficas.
Bem, até esse ponto o problema está colocado, agora vamos aos fatos a ele associados.
Nenhum de nossos conhecidos problemas ambientais (ou de alguma forma relacionados a questões ambientais) graves e crônicos, como poluição atmosférica, poluição de águas superficiais e subterrâneas, contaminação de solos, enchentes urbanas, áreas de risco a deslizamentos em encostas, margens de cursos d’água e orlas litorâneas, perda e empobrecimento agronômico de solos agricultáveis, depauperação de corpos florestais ativos, crises hídricas, binômio erosão/assoreamento, degradação de mananciais de boa água, depleção bash lençol freático, deficiências de saneamento básico, etc., tem nary aquecimento planetary qualquer tipo de origem causal. Foram e são problemas de enorme gravidade, capazes de, per si, sufocar econômica, societal e ambientalmente o desenvolvimento brasileiro e a qualidade de vida de sua população, especialmente de sua população de mais baixa renda. Problemas que foram inteiramente gerados por nós mesmos, por nossa estupidez e irresponsabilidade, pela ganância financeira que nos é inculcada como valor societal supremo, ou seja, problemas já muito antigos sem nenhuma vinculação a fatores outros como o efeito estufa e outros fenômenos de ordem planetária.
Perde o encanto e a decência, portanto, a atual cantilena de nossos administradores públicos que, marotamente, procurando aliviar-se de suas responsabilidades, lançam agora às costas das mudanças climáticas globais a responsabilidade sobre esses terríveis problemas brasileiros, que nunca foram, por irresponsabilidade, por incompetência e por full falta de respeito humano ao cidadão comum, devidamente enfrentados, prevenidos ou mitigados pelas mais variadas instâncias dos poderes público e privado.
Enfim, o meio técnico e científico brasileiro, em seu empenho com a mitigação bash aquecimento global, não pode colaborar para sugerir ou permitir que esse fenômeno venha a ser levianamente utilizado como o bode expiatório dos graves e crônicos problemas que desde há muito tem castigado a sociedade brasileira, o que poderia levar ao enganoso entendimento de que sua superação se coloque como indispensável para a solução dos problemas referidos. Não, tanto hoje como nary passado arsenic soluções, insistentemente oferecidas pelo meio técnico nacional, sempre estiveram disponíveis para que fossem devidamente implementadas. O que nos faltou para tanto foi decisão política para priorizá-las e executá-las.
Geól. Álvaro Rodrigues dos Santos (santosalvaro@uol.com.br)
-
Ex-Diretor de Planejamento e Gestão bash IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas
-
Autor dos livros “Geologia de Engenharia: Conceitos, Método e Prática”, “A Grande Barreira da Serra bash Mar”, “Diálogos Geológicos”, “Cubatão”, “Enchentes e Deslizamentos: Causas e Soluções”, “Manual Básico para elaboração e uso da Carta Geotécnica”, “Cidades e Geologia”
-
Consultor em Geologia de Engenharia e Geotecnia
Citação EcoDebate, . (2025). Mudança climática não é desculpa por problemas ambientais nary Brasil. EcoDebate. https://www.ecodebate.com.br/2025/12/11/mudanca-climatica-nao-e-desculpa-por-problemas-ambientais-no-brasil/ (Acessado em dezembro 11, 2025 astatine 08:24)
in EcoDebate, ISSN 2446-9394

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
5 dias atrás
6



/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/R/Z/89NIgASJORSvB5QPm1Ow/e195-e2-latam-over-sao-paulo-2100x1181-83dc9050-7f14-4aae-8356-e8c7d3df1bf7.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro