6 meses atrás 75

Musk diz que 'desativará' nave espacial crítica para os EUA, mas volta atrás horas depois

Elon Musk, dono da SpaceX, disse nesta quinta-feira (5) que vai desativar a nave espacial Dragon, usada pela Nasa para levar astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Mas, horas depois, o bilionário voltou atrás em resposta a uma conta no X.

"À luz da declaração do Presidente sobre o cancelamento dos meus contratos com o Estado, a SpaceX começará a desativar sua nave espacial, Dragon, imediatamente", escreveu Musk, no X, a rede social da qual ele também é o dono.

Ex-aliados, ele e Musk passaram boa parte da quinta-feira trocando farpas.

Depois da discussão entre os dois cessar, o bilionário respondeu um usuário no X, dizendo que não iria mais descontinuar a nave.

"Isso é uma pena, esse vai e vem. Vocês dois são melhores do que isso. Acalmem-se e deem um tempo por alguns dias", disse a conta.

"Bom conselho", respondeu Musk. "Ok, nós não vamos desativar a Dragon".

A SpaceX não se pronunciou até a última atualização desta reportagem. A próxima viagem da Dragon pela Nasa está agendada para a próxima terça-feira (10).

A missão Axiom4 será a quarta privada a levar astronautas para a ISS. A SpaceX foi a pioneira nisso, em 2020, já com a Dragon.

Em seu site, a SpaceX descreve a nave como a única atualmente em operação capaz de retornar quantidades significativas de carga à Terra. E diz que a Dragon já esteve 46 vezes na ISS.

A empresa de Musk voltada para missões espaciais, inclusive com "turistas", também presta serviços para companhias de outros países.

Com a Nasa, a SpaceX está escalada para participar da missão Artemis, que pretende fazer o homem voltar à Lua. Para esse desafio a escolhida foi a nave mais poderosa do mundo, a Starship.

Os contratos da SpaceX com o governo dos EUA foram colocados como um possível conflito de interesses pela imprensa americana quando Trump anunciou que o bilionário faria parte de sua gestão.

Mas o presidente dos EUA nunca tinha sinalizado nenhum incômodo até romper com o homem mais rico do mundo, nos últimos dias.

Trump critica Musk e chama bilionário de 'louco'

Trump critica Musk e chama bilionário de 'louco'

O DOGE não era um órgão oficial do governo e o trabalho de Musk e da equipe que ele montou tinha data para terminar: o fim de maio.

O magnata prometeu fazer cortes substanciais nas despesas do governo. Mas suas ações motivaram diversas críticas por levarem ao desmonte de programas humanitários e demissões em massa de servidores públicos. Ele também foi acusado de inflar o montante economizado.

O presidente dos EUA, Donald Trump, e Elon Musk participam de uma coletiva de imprensa no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, D.C., EUA, em 30 de maio de 2025. — Foto: Reuters/Nathan Howard

Publicamente, o presidente elogiou a trajetória do empresário, sinalizando que ele poderia voltar ao governo. Mas o "casamento" começou a desmoronar nos últimos dias principalmente via redes sociais, o campo preferido dos dois para dar recados.

A nave Dragon é vista se aproximando da ISS em 29 de setembro de 2024, sobre o estado do Oregon, nos EUA. — Foto: NASA Johnson

Por que deu (quase) tudo errado no 9º voo da Starship?

Por que deu (quase) tudo errado no 9º voo da Starship?

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro