1 semana atrás 7

Nikolas Ferreira é o verdadeiro herdeiro do bolsonarismo

O evento tornou-se ainda mais simbólico no rastro da desagregação da direita. Nenhum dos potenciais candidatos estava presente, embora tenham divulgado vídeos de apoio. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) está em um giro internacional. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ficou no estado. E a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro falou com manifestantes, mas não foi ao evento principal. Na ausência de Jair Bolsonaro, é Nikolas quem leva multidões às ruas.

Erros de Tarcísio

A semana passada foi de mais fricção interna e chamados à união. Aliados bolsonaristas alertaram Tarcísio de Freitas do risco de virar o novo "João Doria da direita" e ganhar a pecha de traidor se não visitasse o ex-presidente. A decisão de adiar a ida à Papudinha foi considerada um erro de estratégia. O senador Rogério Marinho (PL-RN) e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, entraram em cena com recados de que era preciso unir a direita. Tarcísio recuou, reagendou a visita para esta quinta-feira (29/01) e reiterou sua candidatura à reeleição em São Paulo.

No Palácio dos Bandeirantes, fontes admitem que a candidatura presidencial está cada dia mais difícil. Em conversa com a coluna, um dos políticos do círculo íntimo do governador afirma que o 'drive' agora é organizar a reeleição, embora faça a ressalva de que 'o jogo só acaba quando termina' e que o apoio mais enfático a Flávio Bolsonaro (PL-RJ) virá no tempo certo. É preciso a candidatura se consolidar, na visão desse aliado.

Mesmo o centrão está resignado. Quem antes se entusiasmava com a candidatura Tarcísio enumera uma série de erros do governador, como a falta de experiência política. Um deles foi não ter se colocado como candidato quando era o preferido de Bolsonaro. Perdeu o timing. No PL, aliados criticam o fato de não ter vindo para a legenda de Bolsonaro.

Aparentemente, na direita, há mais certeza sobre o futuro do que sobre o presente.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro