O diretor-adjunto da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Marco Cepik, pediu exoneração do cargo. De acordo com nota da agência, desta segunda-feira (10), a saída foi por motivos pessoais.
Cepik, que é professor titular do Instituto de Relações Internacionais da UnB (Universidade de Brasília), pretende dar continuidade a projetos acadêmicos, ainda segundo o órgão.
A agência afirmou que Cepik se colocou à disposição para continuar contribuindo como professor universitário e pesquisador. O atual secretário de Planejamento e Gestão, Rodrigo de Aquino, será o novo ocupante da função. A transição ocorrerá durante todo o mês de março.
Marco Cepik atuou como diretor da escola de inteligência do órgão, entre 2023 e 2024 e, desde então, exercia o cargo de diretor-adjunto.
Ele assumiu o lugar de Alessandro Moretti, demitido em janeiro de 2024 pelo presidente Lula (PT) após ele ter sido citado pela Polícia Federal em operação sobre o suposto uso da Abin para um esquema de arapongagem no governo Jair Bolsonaro (PL).
O principal elemento para essa afirmação foi uma reunião com representantes de servidores da Abin, em que Moretti teria dito que a investigação sobre a agência tinha "fundo político" e iria passar.
Considerado um dos principais pesquisadores da área de inteligência governamental, Cepik disse, em entrevista à Folha em 2023, que Lula havia estipulado, como prioridades da agência, a proteção do Estado democrático de Direito, a questão dos impactos das mudanças climáticas e as ameaças cibernéticas.
Autor de mais de uma dezena de livros, o professor universitário apontou o 8 de janeiro como exemplo da importância de se ter uma "atividade de inteligência que seja capaz de entender e antecipar as vulnerabilidades e os riscos" de eventos, como os ataques golpistas de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL).
Já o oficial de Inteligência Rodrigo de Aquino ocupa a função de secretário de Planejamento e Gestão desde novembro de 2023. Anteriormente, ele desempenhou funções técnicas e de direção e assessoramento em unidades da Abin, como da de diretor dos Departamentos de Contraterrorismo e Ilícitos Transnacionais e de Inteligência Estratégica.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
7
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/D/o/EnoLxqT2KTCdkf3jscKg/jonas-pereira.jpg)




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro