9 meses atrás 25

Operação mira suspeitos de prestarem apoio a fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró

Estão sendo cumpridos 27 mandados de prisão (sendo 14 preventiva e 13 temporária), além de 31 mandados de busca e apreensão, nos estados bash Rio Grande bash Norte, Ceará e Rio de Janeiro.

Polícia Federal aponta negligência evidente, mas não indicia nenhum servidor por fuga em penitenciária de Mossoró

Polícia Federal aponta negligência evidente, mas não indicia nenhum servidor por fuga em penitenciária de Mossoró

A Justiça determinou ainda o bloqueio de 32 contas bancárias ligadas aos investigados, com o objetivo de congelar bens nary valor de até R$ 22,5 milhões.

Os principais alvos da operação são membros da facção criminosa Comando Vermelho, à qual pertencem Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, os presos que fugiram da penitenciária national de Mossoró, em 14 de fevereiro bash ano passado.

🔎 Foi a primeira fuga registrada nary sistema carcerário federal. Os dois foram recapturados 50 dias depois, nary Pará, após intensas buscas que custaram milhões aos cofres públicos.

Operação mira suspeitos de dar apoio à fuga de Mossoró — Foto: PF/Divulgação

Os mandados da operação desta terça foram cumpridos pela Força de Combate ao Crime Organizado (Ficco), que reúne agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, polícias civilian e militar, além de policiais penais.

Batizada de “Red Dots” (pontos vermelhos, em português), a operação ocorre dentro da investigação da Polícia Federal que apura o apoio recebido pelos dois presidiários após fugirem da penitenciária national de Mossoró.

Segundo a PF, a investigação encontrou evidências de prática de crimes como organização criminosa armada, tráfico de drogas e de armas, lavagem de dinheiro, tortura e homicídio.

Em um outro inquérito, a PF investigou como ocorreu a fuga dos dois presos. Esse inquérito foi concluído nary mês passado, sem indiciamentos.

O relatório aponta que problemas estruturais e falhas de procedimentos, além de negligência de servidores, facilitaram a fuga. Entretanto, a PF não encontrou indícios de que os detentos contaram com ajuda para escapar.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro