9 meses atrás 13

Pasta Segura: 8 dicas de configurações que todo usuário da Samsung deve saber

A Pasta Segura é um recurso disponível em celulares Samsung para ocultar aplicativos e arquivos, protegendo-os do acesso indevido de terceiros. Ainda que a tecnologia de criptografia garanta a segurança desses itens, algumas configurações adicionais podem aplicar uma camada a mais de proteção para os arquivos e otimizar o recurso. O usuário pode, por exemplo, personalizar a pasta para que ela se misture a outros apps do smartphone. Além disso, também é possível utilizá-la para duplicar aplicativos e usá-los de forma independente. Nas próximas linhas, veja oito dicas para configurar a Pasta Segura que todo usuário da Samsung deveria saber.

 Mariana Saguias/TechTudo Pasta Segura possui recursos como personalizar e ocultar apps — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

📝 Google Fotos cheio, o que fazer? Veja dicas no Fórum do TechTudo

1. Usar a impressão digital para acessar a Pasta Segura

Embora seja recomendado utilizar um PIN ou senha para proteger os arquivos da Pasta Segura, ativar a impressão digital pode ser uma alternativa prática para acesso rápido ao conteúdo. Se você precisar acessar com frequência os itens ocultados na pasta, posicionar o dedo no sensor biométrico pode otimizar a ação. Para habilitar essa opção, acesse as configurações do Pasta Segura, toque em "Tipos de bloqueio" e ative "Impressões digitais".

 Reprodução/Diego Cataldo Habilite o acesse à Pasta Segura por biometria — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

2. Personalizar ou ocultar o ícone do aplicativo Pasta Segura

Também é possível personalizar ou até mesmo ocultar um widget com o recurso. A personalização permite modificar a aparência, o nome e a cor do aplicativo, e ajuda a disfarçá-lo entre os demais apps do celular. Para isso, abra a Pasta Segura, toque nos três pontinhos no canto superior e selecione "Personalizar". Outra ferramenta para a aumentar a privacidade é ocultar o ícone do aplicativo na tela inicial. Para fazer isso, toque novamente nos três pontos, vá em "Configurações", desative a exibição do ícone e confirme o botão "Ocultar".

 Reprodução/Diego Cataldo Personalize ou oculte a Pasta Segura — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

3. Usar a Pasta Segura para duplicar aplicativos

Mais uma configuração que vale ser explorada na Pasta Segura é a possibilidade de duplicar aplicativos. Embora os smartphones Samsung contenham o Dual Messenger, esse recurso só permite duplicar apps de mensagens. Já o Pasta Segura permite replicar outros aplicativos, como Instagram, Google Chrome, YouTube e outros. Ao ativá-lo, os serviços são usados de forma independente, com logins e configurações diferentes. Abra a Pasta Segura, toque no botão "+", selecione o aplicativo desejado e clique em "Adicionar".

 Reprodução/Diego Cataldo Duplique apps com a Pasta Segura — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

4. Ocultar conteúdo sensível em notificações de Pasta Segura

Mais uma dica de configuração para a Pasta Segura é ocultar conteúdos sensíveis exibidos nas notificações. Não faz sentido proteger arquivos privados e permitir que informações sejam expostas no alerta do sistema. Para evitar isso, acesse as "Configurações" da Pasta Segura, toque em "Notificações" e ative a opção "Ocultar conteúdo" deslizando o botão para a direita. Se desejar, também é possível selecionar quais aplicativos não devem mais enviar notificações. Para isso, vá em "Notificação do Aplicativo" e escolha os apps individualmente.

 Reprodução/Diego Cataldo Desabilite a notificação de apps da Pasta Segura — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

5. Desabilitar notificações da Pasta Segura após a reinicialização

Por padrão, os smartphones Samsung decodificam os arquivos armazenados na Pasta Segura, o que faz com que o sistema exiba o alerta "Pasta Segura Bloqueada" sempre que o aparelho for reiniciado. Por sorte, esse aviso pode ser desativado com poucos passos. Primeiro, acesse "Configurações" e toque em "Outras configurações de segurança". Agora, ative a opção "Decodificação automática dos dados". Ao habilitar essa função, a notificação "Pasta Segura Bloqueada" não será mais exibida.

 Reprodução/Diego Cataldo Remova notificações da Pasta Segura após a reinicialização — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

6. Fazer backup dos dados da Pasta Segura para armazenamento externo

Fazer backup dos dados da Pasta Segura é uma dica valiosa para garantir segurança e evitar perdas. Como qualquer dispositivo eletrônico está sujeito a imprevistos, como roubo ou falhas técnicas, é sempre bom manter cópias dos arquivos em um local seguro. Para fazer backup dos dados da Pasta Segura, utilize o Smart Switch, da Samsung. O aplicativo permite um backup completo, incluindo configurações dos apps e todos outros arquivos. O conteúdo criptografado é armazenado na nuvem e pode ser restaurado posteriormente em outro dispositivo.

 Mariana Saguias/TechTudo Fazer backup no pasta segura é úil para evitar a perda de dados — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

7. Habilitar a opção “Esqueceu o PIN/Senha” para a Pasta Segura

Esquecer os códigos de acesso pode ser um problema, pois a Samsung não oferece uma opção direta de recuperação. Caso você perca o acesso, será necessário reiniciar a Pasta Segura do zero, o que significa perder todos os arquivos armazenados. Para evitar essa situação, é possível ativar a opção "Restaurar com a Samsung account", que permite recuperar o acesso caso esqueça sua senha. Acesse as "Configurações" da Pasta Segura e toque em "Tipos de bloqueio". Ative a opção "Restaurar com a Samsung account".

 Reprodução/Diego Cataldo Ative a conta Samsung para recuperar o acesso à Pasta Segura — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

8. Mover todos os arquivos da Pasta Segura de uma só vez

Para quem cansou da Pasta Segura e quer transferir todos os arquivos de volta para seus locais de origem, há uma maneira simples e rápida de fazer isso, sem precisar mover cada item manualmente. Basta acessar as "Configurações" da Pasta Segura, clicar em "Mais configurações" e selecionar "Desinstalar". Antes de confirmar, marque a opção "Mover arquivos de mídia para fora da Pasta Segura". Para concluir, toque novamente em "Desinstalar". Dessa forma, todas as mídias serão restauradas para seus locais de origem e a Pasta Segura será removida do dispositivo sem perda de arquivos.

 Reprodução/Diego Cataldo Mova todos os arquivos da Pasta Segura para seus locais de origem — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

Veja também: Como rastrear um celular Android roubado? Veja o guia completo

Como rastrear um celular Android roubado? Veja o guia completo

Como rastrear um celular Android roubado? Veja o guia completo

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro