1 dia atrás 1

Podcast: a largada de 2026 para STF e Congresso e o que esperar do ano

O ano começou para valer em Brasília nesta segunda-feira (2), com a volta dos trabalhos do Judiciário e do Legislativo.

No Supremo Tribunal Federal, o presidente da corte, Edson Fachin, dedicou parte do discurso na sessão de abertura do ano para defender um código de conduta para a corte —o tema deve acompanhar os magistrados em 2026 em meio aos desgastes provocados por suspeitas de conflito de interesses de ministros com o caso Master. Fachin nomeou a ministra Cármen Lúcia como relatora de uma proposta de código de conduta.

No Congresso, o clima foi de defesa do trabalho dos parlamentares e recados direcionados ao Judiciário e ao governo Lula. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu as emendas parlamentares bilionárias —na mira do STF por suspeitas de irregularidades— que são enviadas "aos rincões do Brasil". O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), falou em diálogo e harmonia entre os Poderes.

O Café da Manhã desta terça-feira (3) fala da retomada dos trabalhos no Judiciário e no Legislativo e discute as prioridades jurídicas e políticas para 2026. A jornalista da Folha em Brasília Julia Chaib também conta do clima e dos recados na volta do recesso de magistrados e parlamentares.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Gustavo Luiz e Lucas Monteiro. A edição de som é de Thomé Granemann.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro