3 dias atrás 3

Podcast analisa desmoralização de Hugo Motta após decisões sobre Glauber e Zambelli

A manutenção dos mandatos dos deputados federais Glauber Braga (PSOL-RJ) e Carla Zambelli (PL-SP) repercutiu na Câmara nesta quinta-feira (11). Parlamentares falaram em derrota para o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), e para o antecessor e padrinho dele, Arthur Lira (PP-AL) —que se empenharam para tentar aprovar as cassações.

A repercussão causou uma desavença pública entre eles. Em um grupo de WhatsApp, Lira disse que a condução da Câmara "está uma esculhambação" e que a Casa precisa ser reorganizada. Motta afirmou à GloboNews que a presidência da Câmara não se move por conveniências individuais nem deve servir como ferramenta de revanchismo.

Os votos que livraram os dois deputados —no caso do parlamentar do PSOL, em uma reviravolta— também foram vistos como um protesto contra a atuação de Hugo Motta.

O episódio desta sexta-feira (12) do Café da Manhã discute como a semana turbulenta no Congresso impactou a imagem do presidente da Câmara. A jornalista Dora Kramer, colunista da Folha, fala do legado que Motta tenta construir e analisa os efeitos da postura dele na credibilidade do Congresso e na democracia brasileira.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon. A produção é de Laura Lewer e Lucas Monteiro, e a edição de som de Thomé Granemann.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro