8 meses atrás 15

Poluição por ansiolíticos no mar está mudando comportamento dos peixes - e ameaça espécies

A poluição dos ecossistemas aquáticos, que já ameaçava a alimentação e situation dos peixes, agora mostra impactos também na atividade neurológica dos animais. Um estudo recente publicado na revista científica Science descobriu que o descarte inadequado bash clobazam, um ansiolítico comum utilizado nary tratamento da ansiedade, está alterando o comportamento bash salmão selvagem bash Atlântico.

Pesquisadores da Universidade Sueca de Ciências Agrícolas realizaram um experimento nary Rio Dal, na Suécia, para estudar como o medicamento afeta a migração da espécie. Ao rastrear 279 salmões, eles observaram que os peixes expostos à substância migraram com mais rapidez, atravessando barreiras artificiais, como represas hidrelétricas, com mais velocidade bash que os peixes não expostos.

Embora isso pareça um benefício, o estudo explica que pode gerar impactos ecológicos negativos a longo prazo.

Efeito da poluição nos peixes

A maior velocidade na migração dos salmões pode ser uma resposta a mudanças nary comportamento dos peixes, que, ao se tornarem mais propensos a riscos, podem se expor mais facilmente a predadores e a outros perigos. De acordo com Jack Brand, líder bash estudo, essas alterações podem afetar o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos, com consequências imprevisíveis para a biodiversidade.

Como funciona a inteligência artificial bash Google que quer 'traduzir' o idioma dos golfinhos

Outro dado importante bash estudo foi o impacto bash clobazam sobre o comportamento societal dos salmões. Em experimentos de laboratório, foi observado que os peixes formaram cardumes mais dispersos na presença de predadores, o que aumenta a vulnerabilidade dos indivíduos. Esse comportamento pode resultar em uma maior exposição a ameaças e comprometer o sucesso da migração.

Medicamentos em rios

A presença de medicamentos nos rios tem se tornado uma grande ameaça para os ecossistemas aquáticos e a saúde humana. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de York em 2022, rios de países de baixo e médio porte são os mais afetados, devido a infraestruturas precárias de tratamento de águas residuais. O estudo analisou 1.052 locais ao redor bash mundo.

A maior parte dos rios mais contaminados foi encontrada em regiões da África Subsaariana, sul da Ásia e América bash Sul, áreas com infraestrutura de tratamento de águas ainda muito limitada. Além disso, o estudo aponta que a Europa também enfrenta o problema, embora em menor escala, com Madrid figurando entre arsenic cidades mais poluídas, devido ao seu clima árido.

Peixe 'diabo-negro': carnal é visto pela primeira vez na superfície à luz bash dia; veja vídeo

O aumento de substâncias farmacêuticas nas águas também está vinculado ao desenvolvimento de bactérias resistentes, prejudicando a eficácia de medicamentos. Especialistas apontam que os métodos de tratamento de águas não são suficientes para remover esses compostos, e, por isso, ações mais rigorosas de regulamentação e alternativas como a "química verde", que visa o desenvolvimento de medicamentos biodegradáveis, são importantes para reduzir o impacto dessa poluição nos rios e ecossistemas aquáticos.

  • extinção_natureza_cão_cantor_indonésia

    1/15 extinção_natureza_cão_cantor_indonésia (New Guinea Singing Dog)

  •  carnal  está entre arsenic  espécies ameaçadas de extinção e impactadas pelos recentes incêndios nary  bioma.

    2/15 Uma onça-pintada nas margens bash rio Cuiabá, nary Pantanal: carnal está entre arsenic espécies ameaçadas de extinção e impactadas pelos recentes incêndios nary bioma. (Fires Ravage the Pantanal)

  •  algumas espécies de borboletas estão sob o risco de extinção

    3/15 Risco: algumas espécies de borboletas estão sob o risco de extinção (Na Amazônia equatoriana, borboletas medem a mudança climática)

  •  nova espécie de primata já está ameaçada de extinção.

    4/15 Pongo tapanuliensis: nova espécie de primata já está ameaçada de extinção. (especies-Pongo)

  • Por meio bash  Disney Conservation Fund, a The Walt Disney Company continua apoiando arsenic  iniciativas realizadas por organizações da região

    5/15 Por meio bash Disney Conservation Fund, a The Walt Disney Company continua apoiando arsenic iniciativas realizadas por organizações da região (mico-leao-disney)

  • 6/15 (Arara-Azul)

  • 6. Floresta Nacional de Carajás/AM

    7/15 6. Floresta Nacional de Carajás/AM (size_960_16_9_carajas.jpg)

  • 8/15 (lobo-guara)

  • Baleias Fin

    9/15 Baleias Fin (size_960_16_9_20151019-26684-3htp77.JPG)

  • Peixe-boi em aquário

    10/15 Peixe-boi em aquário (size_960_16_9_peixe-boi.jpg)

  • Um pinguim africano

    11/15 Um pinguim africano (size_960_16_9_pinguim-africano.jpg)

  • Filhote de rinoceronte de Java

    12/15 Filhote de rinoceronte de Java (size_960_16_9_filhote-de-rinoceronte-de-java.jpg)

  •  também conhecida como a tartaruga gigante de Fernandina.

    13/15 Helonoidis phantasticus: também conhecida como a tartaruga gigante de Fernandina. (tartaruga-galapagos-Fernandina)

  • panda ameaça extinção

    14/15 panda ameaça extinção (Giant Panda (Ailuropoda melanoleuca))

  • Mudanças nary  clima afetam espécies raras de Madagascar

    15/15 Mudanças nary clima afetam espécies raras de Madagascar (size_960_16_9_lemure_madagascar590.jpg)

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro