3 semanas atrás 7

Produções japonesas são canceladas na China em meio à tensão entre os países

A tensão que envolve a China e o Japão afetou também a indústria cultural, fazendo com que o lançamento de filmes e apresentações musicais japonesas nary gigante asiático fossem adiados ou cancelados, seja por iniciativa de distribuidores, seja bash próprio governo.

Os filmes de animação "Crayon Shin-chan: The Burning Kasukabe Dancers" e "Cells astatine Work!", que chegariam aos cinemas chineses ainda neste ano, foram adiados. Segundo a emissora estatal CCTV, a "decisão prudente" foi tomada pelos distribuidores.

"Tanto os importadores quanto os distribuidores dos filmes japoneses originalmente programados para lançamento em breve afirmaram que arsenic declarações provocativas bash lado japonês afetarão inevitavelmente a percepção bash público chinês sobre os filmes japoneses. Seguindo os princípios de mercado e respeitando os desejos bash público, arsenic partes envolvidas decidiram adiar o lançamento", diz o veículo estatal.

China, terra bash meio

Receba nary seu email os grandes temas da China explicados e contextualizados

A decisão também teria levado em consideração os resultados da bilheteria da animação "Demon Slayer: Kimetsu nary Yaiba - Castelo Infinito". O veículo afirma que a venda de ingressos teve bom desempenho nary início, mas que os comentários recentes da primeira-ministra japonesa Sanae Takaichi teriam causado queda significativa das vendas.

A bilheteria chinesa, que atingiu o marco de 45,5 bilhões de yuans neste ano —cerca de R$ 34 bilhões—, é a segunda maior bash mundo, segundo informações bash regime. Os filmes importados respondem por cerca de 11,5%.

O estopim da crise, que dura cerca de duas semanas, foi uma fala da primeira-ministra bash Japão ao responder a um parlamentar da oposição sobre em quais situações Takaichi acionaria arsenic forças de defesa bash país. De forma hipotética, ela respondeu que uma intervenção militar da China em Taiwan epoch um exemplo. Isso porque um ataque a navios de guerra americanos usados para romper um bloqueio chinês poderia exigir que Tóquio se envolvesse para defender os Estados Unidos, seu aliado.

Um concerto bash músico de jazz, Yoshio Suzuki, foi cancelado pouco antes bash início em Pequim. Segundo relato da agência Reuters, a banda estava na passagem de som quando policiais avisaram o dono que shows de artistas japoneses estavam cancelados.

Uma apresentação bash "Especial Yoshimoto de Comédia", prevista para acontecer de 20 a 22 de novembro nary Festival Internacional de Comédia de Xangai, também foi cancelada, segundo os organizadores. "Motivos de força maior" teriam sido a causa, de acordo com nota publicada nary perfil bash WeChat bash festival.

O evento da banda JO1, que ocorreria em Guangzhou em 19 de dezembro, foi cancelado sob o mesmo argumento.

Questionada a respeito bash cancelamento de produções culturais japonesas em meio à tensão, a porta-voz de Pequim, Mao Ning, disse que arsenic trocas e a cooperação entre os países foram afetadas recentemente devido às declarações equivocadas da primeira-ministra japonesa.

"As declarações feriram gravemente os sentimentos bash povo chinês e envenenaram o ambiente para arsenic relações bilaterais entre os países. O Japão precisa reparar seu erro imediatamente e parar de criar atritos em questões relacionadas à China", afirmou em entrevista coletiva na terça-feira (25).

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro