11 meses atrás 20

Quanto tempo dura a bateria de um notebook Lenovo?

A Lenovo é uma das fabricantes mais reconhecidas pelos consumidores por seus notebooks de qualidade, com máquinas que atendem desde o estudante até o profissional mais exigente, sem deixar de lado o público gamer. Mas qual a duração da bateria do notebook Lenovo? A Americanas responde.

Duração da bateria varia de acordo com modelo

O tempo de uso de um notebook Lenovo utilizando a bateria, longe de uma tomada, vai variar de acordo com o modelo e as atividades do usuário.

Em média, a bateria de um notebook Lenovo pode durar entre 4 a 8 horas com uso moderado. Modelos mais avançados, como os da linha ThinkPad, podem oferecer uma autonomia ainda maior, chegando a até 12 horas em condições ideais.

Por exemplo, um notebook IdeaPad 1 com tela de 15,6 polegadas HD e processador AMD Ryzen 3 7320U, rodando Linux, entrega cerca de 8 horas de uso moderado longe de uma tomada.

Já um computador ThinkPad E14, equipado com processador AMD Ryzen 5 7430U e rodando Windows 11 Pro, promete até 10 horas de uso moderado ou 6 horas de uso intenso.

Nas linhas destinadas a gamers, o notebook Legion Slim 5i, equipado com chip Intel Core i5-13420H e placa de vídeo RTX 3050, promete até 7 horas de uso moderado ou 3 horas com uso intenso.

Justamente pela alta demanda e performance, esse modelo conta com tecnologia Super Rapid Charge, que carrega a bateria a 50% da capacidade em 30 minutos; e Smart Battery 3.0, que garante a máxima retenção de capacidade e longevidade com previsões de vida útil, manutenção da integridade e desempenho máximo de energia, segundo a Lenovo.

O que impacta a duração da bateria?

Fatores como o brilho da tela, o número de aplicativos abertos e o tipo de tarefas realizadas (como navegação na web, edição de documentos ou jogos) podem influenciar significativamente a duração da bateria.

Confira algumas dicas para aumentar o tempo de uso do seu notebook longe da tomada:

- Aplique um papel de parede escuro e reduza o brilho da tela, para reduzir o consumo de energia com o display

- Evite conectar periféricos, dispositivos ou o seu celular ao notebook, enquanto estiver longe de uma tomada

- Desabilite Wi-Fi e Bluetooth do notebook se não estiver usando, pois as funções ficam buscando sinal

- Mantenha seu notebook organizado: apague arquivos já utilizados ou salve em um HD externo, já que computador com armazenamento cheio consome mais energia

- E verifique o modo de energia ou a saúde da bateria do seu notebook: escolha o modo equilibrado e o carregamento otimizado da bateria.

Como preservar a saúde da bateria do seu notebook

De acordo com a Lenovo, ​​a bateria de notebooks ThinkPad pode ser configurada para autonomia máxima (horas) ou vida útil máxima (anos) pelo Lenovo Power Manager.

A configuração padrão no Lenovo Power Manager mantém a bateria totalmente carregada. A configuração começa a carregar quando a bateria cai abaixo de 96% e para em 100%. A duração da bateria depende das configurações do Plano de Energia.

A longevidade da bateria é afetada pela idade, pelo número de ciclos de carga, pelo tempo com carga total e por altas temperaturas.

A maneira mais simples de otimizar a vida útil da bateria é selecionar Automático nas configurações do Power Manager.

Porém, se você raramente utiliza a bateria, ou seja, trabalha sempre com o notebook na tomada, defina limites de carga personalizados para iniciar o carregamento a 40% da capacidade e parar a 50%.

Por outro lado, se você usa o computador sempre na bateria, defina o limite de início em cerca de 85% e pare em 90%. Isso ainda proporcionará um bom benefício de vida útil em relação a manter a bateria carregada em 100%.

O maior inimigo das baterias modernas é o calor. Altas temperaturas prejudicam o desempenho e impedem que o aparelho trabalhe em sua melhor performance, além de acelerar a sua degradação.

Por isso, evite usar o notebook na cama, no sofá ou em cima de uma almofada, pois os tecidos podem bloquear o fluxo de ventilação da máquina.

Não deixe a bateria descarregar

A medição da bateria de um notebook é feita em ciclos: deixar a carga zerar, a ponto do computador desligar, significa encerrar um ciclo. De acordo com teste realizado pelo site batteryuniversity.com, com 300 ciclos de descarga completa, a bateria perde 30% da sua capacidade.

Então, evite trabalhar com a bateria do notebook abaixo de 20%, para não correr o risco de drená-la completamente e aumentar a perda da capacidade.

Retire o computador da tomada

Com as novas tecnologias para fabricação das baterias, alguns fabricantes sugerem alternar o uso do notebook na bateria e ligado na tomada. Dessa forma, o componente mantém-se calibrado e você elimina uma fonte de aquecimento da máquina, uma vez que o notebook sempre ficará mais quente enquanto estiver carregando.

Não guarde o notebook com a bateria zerada

Nunca deixe o computador parado e sem bateria por muitos dias. O mais recomendado é dar uma carga e desligá-lo depois. Mesmo em um notebook desligado ou em repouso, a bateria vai perdendo energia ao longo do tempo. O melhor é evitar que mais um ciclo da bateria se encerre.

Evite carregadores sem marca

Se precisar comprar um carregador e fonte novos, prefira um modelo original do seu notebook ou de uma marca recomendada. Tenha atenção aos dados de voltagem e amperagem de saída (ou "output"), que precisam ser iguais ou muito próximos do indicado pelo fabricante, para reduzir riscos de acidente, sobrecarga, superaquecimento e outros danos na máquina.

Para pesquisar mais ofertas de notebooks, visite a Americanas. Você pode comprar pelo site ou baixar o app Americanas para conhecer mais produtos e receber ofertas exclusivas.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro