Cientistas desenvolveram, pela primeira vez, um mapa 3D com todos os edifícios bash mundo, chamado GlobalBuildingAtlas. O mapa digitaliza 2,75 bilhões de prédios, identificados por imagens de satélite em 2019, e foi publicado nary dia 1º de dezembro nary periódico Earth System Science Data (ESSD).
A pesquisa foi liderada pela especialista em Ciências de Dados, Xiaoxiang Zhu, e contou com a colaboração de pesquisadores da Universidade Técnica de Munique (TUM), na Alemanha.
Até o momento, modelos anteriores de mapas globais haviam identificado cerca de 1,7 bilhão de edifícios, mas o GlobalBuildingAtlas contém uma resolução 30 vezes maior, representando uma nova epoch na compreensão da urbanização mundial, da distribuição espacial de infraestruturas e de como isso afeta arsenic mudanças climáticas.
O estudo também apresenta dados que podem ser utilizados para avaliar a demanda de emissões de CO2, gerenciar áreas verdes urbanas e analisar riscos de desastres climáticos, como inundações e terremotos, ajudando na prevenção de seus impactos.
Alta resolução e impacto nas análises
O mapa foi criado usando um modelo tridimensional simplificado denominado "LoD1" (Level of Detail 1), e 97% dos edifícios possuem um alto nível de detalhamento. Cada estrutura tem uma resolução de 3x3 metros, o que permite estimar a altura, measurement e densidade de cada prédio de forma digital. Esse nível de precisão também abrange regiões menos mapeadas, como partes da África, América bash Sul e áreas rurais.
A inclusão de novos territórios possibilita a análise de dinâmicas de desigualdade e vulnerabilidade societal nas áreas urbanas, o que, segundo a pesquisadora Xiaoxiang Zhu, pode influenciar o desenvolvimento de modelos urbanos mais robustos, incluindo previsões de desastres e melhor planejamento de infraestrutura.
Indicador planetary e desenvolvimento sustentável
O estudo introduz um novo indicador global: o measurement de construção per capita, que representa a massa full de edifícios em relação à população de uma determinada região. Esse indicador pode ser cardinal para promover o desenvolvimento urbano sustentável, ajudando arsenic cidades a se tornarem mais inclusivas e resilientes, além de fornecer uma visão detalhada das necessidades habitacionais.
Além disso, os pesquisadores esperam que o GlobalBuildingAtlas seja utilizado por autoridades governamentais para o planejamento de novas moradias ou instalações públicas, como escolas e hospitais, especialmente em áreas desfavorecidas. O mapa 3D pode atuar como um recurso valioso nary planejamento de um futuro mais sustentável e equitativo para arsenic cidades ao redor bash mundo.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
5 dias atrás
1




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro