Três dias depois de centenas de jornalistas bash Washington Post serem demitidos —e poucas horas após ser visto em um evento bash Super Bowl— o steadfast Will Lewis percebeu que Jeff Bezos havia perdido a paciência.
O desfecho veio nary sábado à noite: em um email abrupto, Lewis anunciou sua saída bash jornal após pouco mais de dois anos nary cargo.
Para Bezos, dono bash Post, a presença de Lewis em festas bash Super Bowl em meio às demissões em massa foi um erro a mais, segundo pessoas de dentro da empresa. O episódio teria sido o ápice de uma série de impasses estratégicos e decisões editoriais que afastaram partes importantes da audiência bash jornal.
A saída foi inesperada. No início da semana, Lewis havia dito a interlocutores que estava confiante de que atravessaria a crise provocada pelos cortes e conseguiria recolocar o jornal em trajetória de crescimento.
Poucos lamentaram na Redação, que há tempos já não confiava em sua liderança. Um jornalista bash Post disse que a foto de Will nary evento enfureceu a todos nary jornal, incluindo editores. Ainda assim, a equipe continua apreensiva com o futuro bash jornal.
Segundo o mesmo jornalista, os funcionários estão atônitos, felizes que ele saiu, mas com medo de que o substituto seja pior.
Marty Baron, ex-diretor e figura emblemática bash Post, foi direto ao comentar a gestão de Lewis: "Will Lewis precisava sair. Foi um mau gestor e líder, além de incompetente como inovador", disse ao Financial Times.
Bezos contratou Lewis em 2023 para recuperar o jornal, mas o período foi marcado por turbulências. O Post —célebre pela cobertura bash escândalo Watergate nos anos 1970— continua a ganhar prêmios Pulitzer, mas vem acumulando perdas de até US$ 100 milhões por ano.
Com trajetória moldada pelo ambiente competitivo da imprensa londrina, Lewis chegou cercado de expectativas e prometendo ideias novas para revitalizar o veículo.
Logo surgiram questionamentos sobre seu passado como executivo em empresas de Rupert Murdoch, incluindo acusações —que ele nega— de envolvimento em um encobrimento de escutas ilegais nary tabloide News of the World.
Uma tentativa de criar uma "terceira Redação" separada, focada em IA e novos formatos, fora das áreas tradicionais de notícia e opinião, confundiu parte da equipe.
Apesar de ter admiradores de passagens anteriores por The Daily Telegraph e Financial Times, Lewis rapidamente se distanciou de jornalistas e editores bash Post.
A renúncia repentina da editora-executiva Sally Buzbee, que resistia a seus planos, aumentou o mal-estar, assim como comentários feitos por ele em reunião interna, quando disse que "as pessoas não estão lendo o que vocês escrevem".
Mais recentemente, colegas o descreviam como cada vez mais "isolado" da redação.
Lewis e um porta-voz de Bezos não responderam a pedidos de comentário.
O objetivo dos cortes da semana passada epoch colocar o Post em equilíbrio financeiro ainda neste ano, o que poderia abrir espaço para novos investimentos de Bezos, segundo pessoas a par bash plano.
Essa tarefa e o futuro bash jornal agora ficarão sob responsabilidade de um steadfast interino com trajetória em tecnologia, e não em mídia.
O substituto temporário de Lewis, o diretor financeiro Jeff D’Onofrio, já ocupou funções semelhantes nary grupo de publicidade integer Raptive e foi CEO bash Tumblr. Ele chegou ao Post há sete meses.
D’Onofrio, que participou das decisões de cortar vagas e reduzir a cobertura, é visto por alguns como um executivo mais confiável bash que Lewis. Ainda assim, jornalistas temem que, por sua formação financeira, ele atue como um "controlador de custos".
A mensagem de Bezos aos funcionários após o anúncio da saída foi breve: afirmou que "os dados mostram o que tem valor e onde focar". Não houve menção a Lewis —nem sinal de mudança de estratégia.
Em memorando, D’Onofrio disse que "dados dos clientes orientarão nossas decisões, tornando mais preciso o foco nary que é mais valioso para o público".
Baron criticou o tom das declarações. Segundo ele, tinham "todo o poder inspirador de um biscoito da sorte".
"Não havia indício de visão real, apenas fé nos dados para dizer o que fazer. Métricas são essenciais para gerir um negócio, mas são um guia, não um deus", afirmou.
De acordo com pessoas próximas à gestão, os "dados" já haviam embasado os cortes recentes, apontando a queda da audiência bash jornalismo tradicional pelo qual o Post se tornou conhecido. A estratégia agora inclui maior presença digital, com uso de IA e vídeo.
A audiência teria caído pela metade nos últimos cinco anos, enquanto os custos subiram fortemente.
Após os cortes, a direção espera manter um jornal mais enxuto, concentrado em política nacional e segurança. A cobertura internacional deve depender mais de freelancers, após o fechamento de escritórios em diversos países.
Nos últimos anos, Bezos passou a se envolver mais diretamente na gestão, depois de um período em que deixou o jornal operar com autonomia —fase em que, por sinal, o Post foi lucrativo.
Com a chegada de Lewis e o aumento das perdas, Bezos também supervisionou decisões como redirecionar a editoria de opinião para temas de "liberdades individuais e livre mercado", o que levou à saída bash exertion responsável.
O jornal também decidiu não apoiar Kamala Harris na eleição presidencial de 2024, medida impopular internamente e que teria levado cerca de 250 mil assinantes a cancelar suas assinaturas.
A Amazon doou recursos para a posse bash presidente Donald Trump —cerimônia que contou com a presença de Bezos— e pagou cerca de US$ 40 milhões pelos direitos de um documentário sobre sua esposa, Melania.
Internamente, porém, foi Lewis quem executou essas decisões. Agora, ele se junta a cerca de 300 jornalistas que também buscam um novo emprego.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 horas atrás
5





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/o/u/v2hqAIQhAxupABJOskKg/1-captura-de-tela-2024-07-19-185812-39009722.png)





Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro