A secadora de roupas é um eletrodoméstico que agiliza a remoção de umidade das roupas, poupando tempo e esforço na rotina doméstica. Porém, ao escolher um modelo para comprar, é importante conferir se o nível de eficiência energética do produto é bom. Caso contrário, e dependendo da frequência de uso, o aparelho pode se tornar um dos maiores responsáveis pelo aumento da conta de luz, assim como máquinas de lavar, ar-condicionados e chuveiros elétricos.
Para evitar surpresas na hora de pagar a fatura, ou para te ajudar a entender se vale a pena comprar um aparelho desses, o TechTudo preparou um guia completo sobre o consumo de secadoras de roupa. Na matéria, você vai descobrir como calcular o gasto mensal do aparelho, ver comparativos com outros eletrodomésticos e dicas para economizar. Confira!
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/m/L/hPAHECSCmIcXL5exoeAA/design-sem-nome-2024-10-26t172506.755.jpg)
Secadora de roupas consome muita energia? Entenda
Para avaliar se a secadora de roupas gasta muita energia, é importante considerar diversos fatores, como a potência do aparelho, a frequência de uso e o tipo de ciclo selecionado. Além disso, o cálculo do custo mensal pode ser feito facilmente, bastando multiplicar o consumo em kWh pela tarifa de energia da sua região. No índice abaixo, confira os pontos que serão abordados na matéria:
- Como funciona a secadora de roupas?
- Quais fatores influenciam no consumo da secadora de roupas?
- Como calcular o gasto de energia da secadora de roupas?
- Consumo da secadora de roupas vs outros eletrodomésticos
- Como economizar energia usando a secadora de roupas?
1. Como funciona a secadora de roupas?
A secadora de roupas é um aparelho que utiliza ar quente para remover a umidade dos tecidos. Após a lavagem na máquina de lavar, as peças são colocadas no cesto e giradas continuamente enquanto o ar quente circula. Esse processo evapora a água presente nas fibras das peças, promovendo uma secagem uniforme. Dependendo do modelo, o painel de controle oferece diferentes programas que ajustam o desempenho conforme os tipos de roupa.
Além do funcionamento básico, algumas secadoras possuem sensores de umidade que ajustam automaticamente o tempo e a temperatura do ciclo para evitar o superaquecimento e proteger os tecidos. Certos modelos também oferecem funções específicas, como antirrugas, que diminuem consideravelmente as marcas nas roupas. Essas funcionalidades tornam o uso ainda mais prático e eficiente, atendendo a diferentes necessidades do dia a dia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/J/k/YrJvB4R4KByhqGUJw62A/02-sa365-smg-galeriadvg20-imagem14-20211213jpg-20220118154115.jpg)
2. Quais fatores influenciam no consumo da secadora de roupas?
O consumo de energia depende da potência do aparelho, da frequência de uso e da duração dos ciclos. Assim, de acordo com os programas de secagem e as opções de temperatura utilizada, o usuário pode ter uma noção do custo médio de eletricidade. Por isso, optar por ciclos mais curtos, utilizar a temperatura ideal para cada tipo de roupa e garantir que o filtro da secadora esteja sempre limpo são práticas que ajudam a reduzir o consumo de energia e, consequentemente, o impacto na conta de luz.
Como dito anteriormente, escolher modelos de secadoras com selo de eficiência energética também é uma maneira inteligente de economizar a longo prazo. Além disso, integrar o uso do aparelho a boas práticas, como centrifugar adequadamente as roupas na máquina de lavar antes da secagem e evitar sobrecarregar a secadora, pode contribuir ainda mais para a redução do gasto de energia, bem como prolongar a vida útil do equipamento.
3. Como calcular o gasto de energia da secadora de roupas?
Para calcular o gasto de energia da secadora de roupas, primeiro verifique a potência, geralmente medida em watts (W), que está indicada no manual de instruções. Em alguns modelos, você também pode encontrar o consumo em kWh por ciclo nas especificações técnicas do produto.
Em seguida, utilize a seguinte fórmula: consumo (kWh) = potência (kW) x tempo (h). Por exemplo, se a máquina tiver uma potência de 1.000 W e cada ciclo durar 1 hora, o consumo por ciclo será de 1 kW x 1 hora = 1 kWh. Caso o aparelho seja utilizado duas vezes por semana, ou seja, 8 vezes no mês, com as mesmas configurações de tempo, programa e temperatura, o consumo total será de 1 kWh x 8 = 8 kWh.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/I/2/1cq07PQGmeVGij7ofYBA/secadora-de-roupas-de-parede-1.jpg)
Para saber o valor final, basta multiplicar o consumo pelo preço da tarifa de energia da sua região. No exemplo acima, se o valor da energia elétrica for R$ 0,73 por kWh, a secadora de roupas terá um custo de R$ 5,84. Com esse cálculo, você pode controlar melhor os gastos e economizar.
No Brasil, o sistema de bandeiras tarifárias pode influenciar diretamente o custo da energia elétrica, especialmente em determinadas épocas do ano. Durante períodos de seca, por exemplo, a redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas exige o acionamento de usinas termelétricas, que têm um custo de produção mais alto. Por isso, monitorar o uso dos eletrodomésticos é importante para evitar um peso a mais na conta de luz ao final do mês.
4. Consumo da secadora de roupas vs outros eletrodomésticos
Como mencionado, o consumo de uma secadora de roupas depende das especificações técnicas, do uso e da duração de cada ciclo. Para entender melhor o impacto do aparelho no dia a dia, confira a seguir uma comparação com outros eletrodomésticos similares:
- Máquina de lavar: o consumo de energia varia entre 0,35 kWh e 0,70 kWh por ciclo completo. Se utilizada 3 vezes por semana, o gasto mensal pode ficar entre 4,2 kWh e 8,4 kWh.
- Lava e Seca: ao ser utilizada em média 10 vezes por mês, com um consumo de 4 kWh por ciclo (incluindo lavagem e secagem), o gasto mensal será de aproximadamente 40 kWh.
Sendo assim, considerando o controle do gasto de energia, é mais vantajoso ter dois aparelhos separados (máquina de lavar e secadora) em vez de uma lava e seca. No entanto, ao tomar essa decisão, é importante avaliar o orçamento disponível para a compra de ambos, além do espaço necessário para acomodá-los.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/e/k/T4hIFASFW7AUmGPi93TA/299345253-576925110579518-5793079768025797607-n.jpg)
5. Como economizar energia usando a secadora de roupas?
Para reduzir o consumo de energia ao usar a secadora de roupas, algumas práticas simples podem fazer a diferença. Escolha ciclos curtos ou programas específicos para roupas leves e evite utilizar temperaturas altas desnecessariamente. Ainda, sempre acumule uma quantidade adequada de roupas para secagem, mas cuidado para não sobrecarregar a máquina, pois isso pode diminuir a eficiência e causar desgaste nos componentes do equipamento.
Além disso, mantenha o filtro da secadora limpo, removendo fiapos e resíduos regularmente, pois isso garante um funcionamento mais eficiente e prolonga a vida útil do aparelho. Por fim, priorize o uso do aparelho em horários com tarifas de energia mais baixas, geralmente fora dos períodos de pico (de 18h às 21h).
📹Vídeo: Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!
Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro