10 meses atrás 237

Site para estudar online e de graça em casa: veja 7 opções

Há diversas plataformas online de cursos gratuitos para quem deseja adquirir novos conhecimentos ou se especializar em uma área. Sites como Khan Academy, FGV, Senai Play e Unesp Aberta disponibilizam aulas online sobre negócios, idiomas, tecnologia e mais. As opções incluem vídeos, materiais em PDF, podcasts e até mesmo conteúdos via WhatsApp, por meio de chatbots. Alguns cursos oferecem certificados, agregando valor ao currículo. A seguir, confira sete plataformas para estudar.

 Getty Images Conheça sites gratuitos que disponibilizam conteúdos e cursos para estudar online — Foto: Getty Images

A Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/) é uma plataforma de ensino gratuita e sem fins lucrativos, criada por Salman Khan. Seu interesse pela educação começou quando ele ainda era estudante no MIT (Massachusetts Institute of Technology). A metodologia adotada é a “aprendizagem por domínio”, que incentiva os alunos a dominarem um conteúdo antes de passarem para o próximo. Isso permite que eles aprendam no seu próprio ritmo, focando nas dificuldades de compreensão antes de avançar no aprendizado.

A plataforma oferece uma variedade de recursos, como vídeos, exercícios e questionários, e cobre diversas áreas do conhecimento, como matemática, português e ciências para o ensino fundamental e médio. Além disso, oferece tópicos mais avançados, como cálculo integral, álgebra linear, economia, finanças, história da arte e computação, incluindo programação em JavaScript e desenvolvimento de sites.

Para acessar os conteúdos, basta criar uma conta de aluno ou fazer login com uma conta do Google, ou Facebook. Os estudantes podem acompanhar seu progresso e realizar vários cursos ao mesmo tempo. A plataforma também oferece ferramentas para os professores, que podem usar o conteúdo nas aulas e acompanhar o desempenho dos alunos.

 Reprodução/Caroline Silvestre A plataforma Khan Academy oferece diversos cursos gratuitos — Foto: Reprodução/Caroline Silvestre

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) (https://educacao-executiva.fgv.br/cursos/gratuitos) é uma instituição brasileira privada de ensino superior que oferece cursos gratuitos online em diversas áreas, como administração pública, direito e economia. Esses cursos são indicados para profissionais que buscam aprimorar seus conhecimentos, bem como para estudantes que desejam expandir sua formação acadêmica e se preparar para o mercado de trabalho. As atividades incluem videoaulas, materiais em PDF e questões de múltipla escolha para revisar e testar os conhecimentos adquiridos.

Para acessar os conteúdos, basta se inscrever na plataforma. Embora os cursos gratuitos não ofereçam certificado, ao concluir os módulos, o aluno pode realizar um teste com 10 questões objetivas e, ao obter uma nota mínima de 7, imprimir uma declaração de participação diretamente no sistema.

 Reprodução/Caroline Silvestre No site da FGV, é possível encontrar uma variedade de cursos gratuitos — Foto: Reprodução/Caroline Silvestre

O InfoEscola (https://www.infoescola.com/) é um portal gratuito que oferece conteúdos educativos voltados para vestibulares, Enem e conhecimentos gerais. Diferente das plataformas anteriores, ele não oferece cursos completos, mas é uma ótima fonte de consulta para quem está se preparando para exames ou realizando trabalhos escolares. O site é organizado em quatro áreas principais: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Artes, e Matemática. Além disso, há uma seção exclusiva para o Enem, com informações sobre provas, calendários, gabaritos e questões de edições passadas.

O portal disponibiliza artigos, materiais de leitura e diversos exercícios para ajudar os alunos a praticar e fixar o aprendizado. As questões são de múltipla escolha e acompanham as respostas corretas, permitindo que o estudante possa corrigir seus erros e aprimorar seu desempenho. O acesso ao conteúdo é livre, sem necessidade de cadastro.

 Reprodução/Caroline Silvestre O portal InfoEscola oferece conteúdos educativos para vestibulandos — Foto: Reprodução/Caroline Silvestre

4. Aprenda Mais do Ministério da Educação

A plataforma Aprenda Mais (https://aprendamais.mec.gov.br/), criada pelo Ministério da Educação (MEC), é uma excelente oportunidade de aprendizado online, oferecendo cursos em diversas áreas, como comunicação, gestão, negócios, saúde, turismo, segurança, idiomas, ciências exatas e muitas outras. Os cursos são oferecidos pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e, além de serem gratuitos, oferecem também o certificado de conclusão, sem custos adicionais.

Os cursos têm formato autoinstrucional, ou seja, o aluno pode estudar no seu próprio ritmo, sem prazos fixos. Para acessar os conteúdos, basta fazer um cadastro na plataforma. Não há limite para a quantidade de cursos que podem ser feitos, permitindo que o aluno se inscreva em quantos quiser, completando-os conforme a sua disponibilidade. Ao concluir e atingir o desempenho mínimo necessário, o aluno pode obter, automaticamente, o certificado.

 Reprodução/Caroline Silvestre A plataforma Aprenda Mais foi desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) — Foto: Reprodução/Caroline Silvestre

A Unesp Aberta (https://unespaberta.ead.unesp.br/) é uma plataforma gratuita, desenvolvida pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), que disponibiliza conteúdos educacionais em diversas áreas do conhecimento. A proposta é oferecer recursos abertos para quem deseja aprender de forma autodidata. Não há exigências de escolaridade e os conteúdos podem ser acessados a qualquer momento, sem necessidade de inscrição em turmas específicas ou prazos para finalização. Portanto, você estuda conforme o seu ritmo e disponibilidade de horário.

Para acessar os conteúdos, basta fazer login clicando no botão “Acessar”, localizado no canto superior da página. A plataforma oferece mais de 70 temas em áreas como ciências humanas, exatas e biológicas, com materiais didáticos variados, como textos, videoaulas e fóruns de discussão. A interação entre os usuários é incentivada por meio da seção “Diálogos”, onde é possível trocar experiências e discutir os assuntos abordados. Embora os cursos não ofereçam certificado ou diploma, a Unesp Aberta é uma excelente opção para quem deseja aprender de maneira autônoma.

 Reprodução/Caroline Silvestre A Unesp Aberta é uma plataforma gratuita que oferece mais de 70 cursos — Foto: Reprodução/Caroline Silvestre

O BBC Learning English (https://www.bbc.co.uk/learningenglish/) é uma plataforma gratuita de ensino de inglês oferecida pela BBC, uma das maiores empresas de comunicação do Reino Unido e do mundo. Seu objetivo é ajudar estrangeiros no aprendizado ou aprimoramento do inglês. A plataforma não exige cadastro, facilitando o acesso aos materiais. O usuário pode escolher entre cursos completos ou materiais individuais, como as sessões “6 Minute English”, “The English We Speak” e “Lingohack”.

Além disso, o site disponibiliza vídeos, textos, PDFs, reportagens da Inglaterra e quizzes, que contribuem para o desenvolvimento das habilidades no idioma. Uma das vantagens é a participação em grupos de discussão, possibilitando a prática do inglês escrito por meio do envio de e-mails a outros alunos. Os cursos e materiais são organizados por níveis de dificuldade, desde o básico até o avançado, e incluem aulas de gramática, vocabulário e pronúncia.

 Reprodução/Caroline Silvestre BBC Learning English é uma plataforma gratuita de ensino de inglês — Foto: Reprodução/Caroline Silvestre

Por fim, o Senai Play (https://play.senai.br/) é uma iniciativa do Departamento Nacional do SENAI que oferece cursos focados em diversas áreas da indústria, como alimentos, desenvolvimento pessoal, inclusão, logística, meio ambiente, negócios, sustentabilidade e tecnologia. Embora os cursos sejam gratuitos, caso você queira receber um certificado, será necessário pagar pela avaliação final. O valor da prova varia de R$ 3 a R$ 200, dependendo da duração do curso escolhido.

Para começar, basta fazer um cadastro simples na plataforma. Existem dois formatos de aprendizado: os microcursos, com até 10 horas de carga horária, e os minicursos, trilhas de aprendizado compostas por microcursos, com até 60 horas de carga horária. Um ponto positivo é que, ao concluir alguns minicursos, é possível aproveitar o estudo para formações de maior duração do SENAI.

Os cursos estão disponíveis em três modalidades: Play List — aulas em formato de podcast em serviços como Spotify, Anchor e Google Podcasts —, Play no Whats — interação pelo WhatsApp com o chatbot Cadu do SENAI — e Play Plus — aulas em vídeo, disponíveis na plataforma e no YouTube. Além disso, você pode baixar o aplicativo SENAI Play nas lojas Google Play Store e Apple Store. A plataforma é perfeita para profissionais com rotinas corridas, oferecendo cursos flexíveis e acessíveis, que se adaptam ao seu tempo disponível.

 Reprodução/Caroline Silvestre Senai Play é uma plataforma para quem deseja aprender sobre a área industrial — Foto: Reprodução/Caroline Silvestre

Veja também: Truque do iPhone permite escanear documentos e fotos; aprenda agora

Truque do iPhone permite escanear documentos e fotos; aprenda agora

Truque do iPhone permite escanear documentos e fotos; aprenda agora

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro