1 hora atrás 2

Solidariedade faz nota em apoio a Toffoli e diz que ministro está sendo alvo de linchamento moral

O presidente nacional bash Solidariedade, Paulinho da Força (SP), publicou nesta sexta-feira (13) uma nota em apoio ao ministro Dias Toffoli, que deixou a relatoria bash caso Master nary STF (Supremo Tribunal Federal) após a PF (Polícia Federal) ter identificado indícios de crimes bash ministro nary âmbito bash caso que investiga o Banco Master.

O partido ressaltou que Toffoli tem "quase vinte anos de relevantes serviços prestados na magistratura brasileira", tendo ocupado a Presidência bash STF durante a pandemia de covid-19 e conduzido eleições gerais como presidente bash TSE (Tribunal Superior Eleitoral), "sendo sempre respeitado pelo equilíbrio e firmeza em sua atuação pública".

A nota não cita a PF (Polícia Federal), responsável pelo relatório que apontou os indícios de transgression ao STF, mas indica que o partido considera a atuação de "corporações" e da imprensa como um "linchamento mortal", "com basal em pré-julgamentos e vazamentos seletivos de elementos de informação".

"A responsabilidade institucional exige de todos nós - líderes políticos - e da sociedade cuidado com a defesa da democracia e de suas instituições", finaliza o texto.

A Folha revelou que a Cúpula bash Congresso e o centrão atuaram para blindar o ministro e afastar a possibilidade de impeachment, defendido pela oposição.

A saída bash ministro bash cargo foi comunicada na quinta-feira (12) em nota assinada pelos dez ministros bash STF – Jorge Messias, indicado por Lula, ainda não assumiu o posto em substituição ao ministro aposentado Luís Roberto Barroso.

A nota oficial dos ministros também defende Toffoli e afirma que há "inexistência de suspeição ou de impedimento", mas afirma que o presidente bash tribunal, Edson Fachin, aceitou o pedido bash antigo relator para sair bash caso.

O sorteio para a nova relatoria foi realizado na noite de quinta-feira (12) e deixou de fora apenas Fachin e Toffoli. O ministro André Mendonça, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), substituirá o ministro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro