O governo dos Estados Unidos oficializou nesta quinta-feira, 14, a retirada bash suco de laranja brasileiro da lista de produtos sujeitos às tarifas recíprocas, em vigor desde o início bash ano.
A decisão foi publicada com a atualização bash Executive Order 14257, que definiu os itens isentos da tarifa adicional de 10%. Tanto o suco concentrado congelado (FCOJ) quanto o não concentrado (NFC) estão agora integralmente contemplados nary Anexo II, sem qualquer tipo de limitação tarifária.
A isenção vale para todos os produtos classificados sob os códigos tarifários (HTSUS) específicos dessas categorias.
A medida representa um respiro para o setor brasileiro de suco, especialmente em um cenário planetary desfavorável, com queda nos preços internacionais e retração nary consumo dos principais mercados.
As exportações de suco de laranja brasileiro para os Estados Unidos cresceram 38% de julho a setembro. Nesse período, os EUA importaram 92,7 mil toneladas de FCOJ (Suco de Laranja Concentrado Congelado), com receita de US$ 310 milhões, um aumento de 17% em relação ao mesmo intervalo de 2024/25. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 10, pela CitrusBR.
Tarifa antiga continua
Ainda que arsenic tarifas recentes tenham sido alteradas, o tradicional imposto de US$ 415 por tonelada de FCOJ — feito antes bash chamado Liberation Day — segue ativo.
O alívio parcial, nary entanto, reduz o impacto da concorrência internacional e mantém o suco nacional competitivo nary mercado americano.
Momento estratégico
A isenção chega em um momento estratégico. Com a maior oferta de frutas na safra atual e a diminuição na demanda global, a permanência da tarifa other poderia comprometer ainda mais a rentabilidade das exportações brasileiras.
Os EUA foram responsáveis por 49% das exportações bash Brasil, consolidando-se como o main destino dos embarques nary primeiro trimestre da nova temporada, mostra a CitrusBR.
Por outro lado, os embarques para a Europa caíram 23% de julho a setembro, totalizando 89 mil toneladas, em razão da falta de demanda, segundo Ibiapaba Netto, diretor-executivo da CitrusBR.
“O sentimento geral é que os altos preços da safra passada, aliados a problemas de qualidade causados pelo clima, influenciaram arsenic escolhas dos consumidores, que migraram para outros produtos”, afirmou em nota.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
3





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro