O travesseiro é um item que usamos todos os dias, mas que muita gente só lembra de lavar quando percebe manchas ou cheiro diferente. E aí surge a dúvida: dá para colocar na máquina? Na maioria dos casos, sim. Só é preciso prestar atenção ao material, não lavar com roupas comuns e garantir que a secagem seja feita da maneira correta. Com isso, você facilita a rotina, mantém o travesseiro limpo por mais tempo e ainda impede que o enchimento fique deformado ou danificado.
Para ajudar nesse processo, o TechTudo preparou um guia completo sobre o tema. A seguir, você confere quais materiais podem ir à lavadora e um passo a passo prático para higienizar seus travesseiros sem risco de vazamentos ou perda de formato. Confira!
Travesseiros. Veja como lavar o item na máquina — Foto: Reprodução/Freepik Pode lavar travesseiro na máquina? Entenda
- Que tipos de travesseiro podem ir na máquina?
- De quanto em quanto tempo lavar o travesseiro?
- Como lavar travesseiro na máquina?
- Dicas para manter o travesseiro limpo por mais tempo
1. Que tipos de travesseiro podem ir na máquina?
O que determina se um travesseiro é apropriado para a máquina de lavar é o tipo de matéria-prima usada na fabricação. Por exemplo, travesseiros sintéticos, de poliéster, plumas ou penas geralmente são resistentes o suficiente para a lavagem na máquina. Já os modelos de látex, espuma viscoelástica ou que possuem componentes elétricos não devem ir à lavadora automática, pois há risco de danos tanto ao produto quanto ao próprio equipamento.
Também há outros pontos importantes a verificar antes de colocar o travesseiro na máquina: checar se há rasgos, costuras abertas, buracos ou manchas muito profundas, já que o enchimento pode vazar durante o ciclo de lavagem. Em alguns casos, inclusive, pode ser necessário tratar manchas manualmente antes de levar o item à lavadora. Por fim, não deixe de conferir a etiqueta do produto, que traz as orientações específicas de limpeza indicadas pelo fabricante.
Travesseiro tem caixa de som embutida — Foto: Reprodução Mashable 2. De quanto em quanto tempo lavar o travesseiro?
O ideal é trocar a roupa de cama pelo menos uma vez por semana, incluindo lençóis e fronhas. Já edredons e cobertores podem ser lavados a cada três ou quatro meses, dependendo da frequência de uso e do clima. No caso dos travesseiros, a recomendação é lavá-los a cada seis meses e substituí-los após cerca de dois anos.
Isso porque, com o tempo, suor, oleosidade e bactérias se acumulam no interior dos travesseiros e almofadas. Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), entre 10% e 25% do peso de um travesseiro com mais de dois anos pode ser composto por ácaros e células mortas da pele. Esse acúmulo pode desencadear alergias e agravar sintomas de problemas respiratórios, como rinite e asma.
Você deve trocar de travesseiro a cada dois anos — Foto: Divulgação/Flexound 3. Como lavar travesseiro na máquina?
Primeiro, verifique na etiqueta se o travesseiro pode ser lavado na máquina e se é compatível com a secadora. Depois, retire a fronha e dê uma boa sacudida no item para remover fios de cabelo e pelos de animais, que costumam não sair na lavagem e ainda podem se acumular no filtro da lavadora.
Na hora de lavar, o ideal é colocar dois travesseiros por vez, para equilibrar a carga e evitar que a máquina fique desbalanceada. Também evite temperaturas muito altas. Dependendo do modelo, vale optar pelo ciclo delicado. Use pouco sabão, já que o excesso pode deixar resíduos no enchimento. Se a sua lavadora tiver a função de enxágue duplo ou extra, ative-a para garantir que não fique produto acumulado.
Por fim, deixe o travesseiro secar completamente antes de colocá-lo de volta na cama. A secagem total é extremamente importante para driblar o surgimento de mofo, fungos e bactérias causados pela umidade.
Travesseiro na máquina de lavar — Foto: Reprodução/Consul Dependendo do modelo, pode ser necessário usar o ciclo delicado. Já quanto ao sabão, é importante usar em pouca quantidade, para evitar resíduos de produto no objeto, então aproveite a função de “enxágue duplo ou extra”, pois ela é capaz de ajudar nessa questão. Por fim, é fundamental deixar o travesseiro secar completamente antes de levá-lo de volta para a cama. Dessa forma, o consumidor impede o desenvolvimento de fungos e bactérias com a umidade no item molhado.
4. Dicas para manter o travesseiro limpo por mais tempo
Uma boa dica para manter os travesseiros limpos é trocá-los de lado regularmente. Por exemplo, o consumidor que utiliza o item somente de um lado, vai sujá-lo ainda mais e consequentemente, dificultar a limpeza. Essa prática também aumenta o risco de deformar o objeto, deixando uma parte mais funda do que a outra, o que até pode causar dores na coluna do usuário e reduzir a vida útil do travesseiro.
Outra sugestão é afofar bem os travesseiros após a secagem para redistribuir corretamente o enchimento. Além disso, é recomendado colocá-los para arejar num local ventilado, sem luz do sol direta, o que ajuda a evitar a proliferação de bactérias. Assim como mudar fronhas uma vez por semana. Ainda, hoje existem capas com zíperes e até mesmo impermeáveis, que prometem impedir a entrada de “ácaros”.
Travesseiro com capa e taça de vinho derramando — Foto: Reprodução/Amazon Vídeo: Qual MÁQUINA DE LAVAR é a melhor para comprar HOJE?
Qual MÁQUINA DE LAVAR é a melhor para comprar HOJE?

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 horas atrás
3

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/C/G/lZ0NgGTsaa7MuRHq1VVg/pexels-thgusstavo-15631409.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/o/u/v2hqAIQhAxupABJOskKg/1-captura-de-tela-2024-07-19-185812-39009722.png)





Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro