O TikTok anunciou que irá voltar a funcionar nos Estados Unidos após ser banido na madrugada deste domingo (19). A rede social foi condenada a ter atividades bloqueadas no país caso não vendesse as ações para empresas norte-americanas. Essa, em tese, seria uma medida tomada por conta de suspeitas do governo americano de que o app poderia estar roubando dados dos cidadãos, o que é inconstitucional. Entretanto, uma declaração do presidente eleito, Donald Trump, mudou o panorama e a ByteDance anunciou que irá retomar as atividades antes mesmo que o bloqueio completasse 24 horas. Veja, a seguir, mais detalhes sobre o assunto.
tiktok iphone horizontal marca d'água — Foto: Mariana Saguias/TechTudo Por que o TikTok foi banido dos Estados Unidos?
A ByteDance e o governo norte-americano vivem um problema que começou na primeira administração de Donald Trump, em 2020. A preocupação era de que o app chinês, que tem cerca de 170 milhões de usuários no país, estivesse roubando os dados dos americanos para compartilhá-los com o governo da China. O motivo principal da suspeita seria o fato de o país tem um forte sistema de controle de informação em empresas nacionais, o que levou o governo estadunidense a suspeitar de que a ByteDance pudesse estar compartilhando dados. Tudo foi negado pela empresa.
Entretanto, as discussões evoluíram para disputas judiciais, apurações de suspeita de espionagem e medidas paliativas. Embora nada tenha sido confirmado, o Congresso dos Estados Unidos continuou a buscar formas de regular as atividades do aplicativo. No final de 2024, foi revogada uma lei que dizia que, para continuar atuando nos Estados Unidos, o TikTok teria que ter a posse transferida para empresas estadunidenses. A ByteDance tinha até este domingo (19) para fazer isso, mas não o fez e por isso, o app foi bloqueado durante a madrugada. Outros apps da empresa, como o CapCut e o Lemmon8, também foram banidos.
TikTok teve suas atividades bloqueadas nos Estados Unidos durante a madrugada — Foto: Mariana Saguias/TechTudo A declaração de Donald Trump
O presidente eleito, Donald Trump, toma posse nesta segunda-feira (20) e já havia sinalizado, em entrevista à NBC, que considerava o adiamento do bloqueio a partir do momento de sua posse. Na manhã deste domingo, ele anunciou que irá suspender o bloqueio, além de propor que a rede social seja 50% controlada pelos Estados Unidos. Em suas redes sociais, o presidente eleito afirmou que "vai emitir uma ordem executiva na segunda-feira para estender o período antes que as proibições entrem em vigor". Ainda na mensagem, Trump propôs a criação de uma joint-venture entre a ByteDance e os novos donos americanos.
Pronunciamento de Donald Trump sobre o TikTok neste dominog (19) — Foto: Reprodução/TechTudo Por meio das redes sociais, a ByteDance afirmou que começou a retomar as atividades no país. Além disso, a empresa agradeceu ao presidente eleito por "fornecer a clareza e segurança necessárias aos nossos provedores de serviços, garantindo que não enfrentarão penalidades por fornecer o TikTok a mais de 170 milhões de americanos e permitir que mais de 7 milhões de pequenas empresas prosperem". Os usuários da rede social começaram a ser notificados, por dentro do app, que as atividades seriam retomadas.
Veja também: Como viralizar no TikTok? 4 dicas para ficar famoso no app
Como viralizar no TikTok? 4 dicas para ficar famoso no app

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
20

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/N/R/XBU17FTUuFoZ2cjZCYPg/techtudo-8-.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/5/4/jRCQXrS3ennzIrPQ56nQ/techtudo-7-.png)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro