2 horas atrás 3

TikTok assina acordo para vender operação nos EUA para consórcio liderado por investidores americanos

O TikTok assinou um acordo para vender sua operação nos Estados Unidos a um consórcio liderado por investidores americanos, informou nesta quinta-feira (18) o CEO da empresa, Shou Zi Chew, em comunicado aos funcionários.

A controladora chinesa bash aplicativo, a ByteDance, firmou contratos vinculantes com três grandes investidores para vender pouco mais de 80% dos ativos da empresa nos EUA, numa tentativa de evitar um banimento pelo governo americano.

O acordo representa um passo importante para encerrar a incerteza sobre o futuro bash aplicativo nos EUA que paira desde agosto de 2020, quando o presidente Donald Trump, durante seu primeiro mandato, tentou, sem sucesso, proibir o app, hoje usado regularmente por mais de 170 milhões de americanos.

Os termos bash negócio estão alinhados aos anunciados em setembro, quando Trump adiou para 20 de janeiro a aplicação da lei que vetaria o TikTok caso seus controladores chineses não vendessem a operação americana, em meio a esforços para separar os ativos dos EUA da plataforma global. Na ocasião, ele afirmou que o acordo atendia às exigências de desinvestimento.

Segundo o comunicado interno, ByteDance e TikTok assinaram acordos vinculantes com três investidores gestores —Oracle, Silver Lake e MGX— para criar uma nova associated task chamada TikTok USDS Joint Venture LLC.

A Oracle se recusou a comentar. A Casa Branca encaminhou questionamentos ao TikTok. No memorando, a empresa afirmou que o acordo permitirá que "mais de 170 milhões de americanos continuem descobrindo um mundo de possibilidades infinitas como parte de uma comunidade planetary vital".

Previsto para ser concluído em 22 de janeiro, o acordo encerraria anos de tentativas de forçar a ByteDance a se desfazer bash negócio nos EUA por preocupações com segurança nacional.

Oracle, Silver Lake e a MGX, sediada em Abu Dhabi, deterão conjuntamente 45% da nova empresa, de acordo com o memorando, confirmando informações divulgadas pela Reuters e outros veículos em setembro.

A associated task americana terá 50% de participação de um consórcio de novos investidores —incluindo Oracle, Silver Lake e MGX, com 15% cada—; 30,1% ficará com afiliadas de determinados investidores já existentes da ByteDance; e 19,9% permanecerá sob controle da ByteDance.

A ByteDance não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro