4 horas atrás 2

Trabalhadores imigrantes deportados dos EUA serão substituídos por robôs, não por americanos

A maioria das vacas leiteiras americanas é ordenhada por imigrantes. Na fazenda de Dale Hemminger, nary interior bash estado de Nova York, arsenic vacas são ordenhadas por robôs. Quando uma vaca quer ser ordenhada, ela se aproxima de uma máquina que limpa seu úbere, conecta copos às suas tetas, extrai o leite e dispensa um petisco.

Em um celeiro que Hemminger planeja inaugurar este ano, outros robôs vão circular pelo chão como pequenos coletores automáticos de fezes, recolhendo esterco.

O presidente Donald Trump deveria fazer uma visita. Ele poderia aprender algo sobre os limites de seu plano de melhorar a situação dos trabalhadores americanos forçando os imigrantes a deixar o país.

Há uma grande falha nary argumento sedutoramente simples de que a política de Trump levará os empregadores a contratar americanos: para muitos empregos, a substituição mais barata e mais provável é um robô. E os empregos que não podem ser feitos por robôs? Simplesmente não existirão mais.

Os agricultores, em particular, não estão diante de uma escolha entre empregar imigrantes e contratar americanos. Muitos dos trabalhos realizados por imigrantes são melhor compreendidos como uma espécie de miragem. Eles existem apenas porque há imigrantes disponíveis para executá-los. A razão mais importante, é claro, é que imigrantes recentes frequentemente trabalham por salários muito mais baixos bash que os americanos. Eles também estão mais dispostos a fazer os trabalhos sujos, perigosos e exigentes que a maioria dos americanos nem sequer considera.

"Estou tentando dizer isso com delicadeza porque não quero alienar meus clientes não robóticos, mas não é o trabalho mais desejável", disse Whitney Davis, especialista em automação da Finger Lakes Dairy Services, nary interior de Nova York. "Quente nary verão, frio nary inverno, esterco de vaca —e, além de tudo isso, é realmente um trabalho de linha de montagem. As pessoas não sabem que dá para ganhar mais dinheiro ordenhando vacas bash que nary McDonald's, e mesmo que soubessem, ainda assim não fariam isso."

Os empregadores vêm substituindo trabalhadores por máquinas pelo menos desde a invenção bash arado, há cerca de 6.000 anos. Nos Estados Unidos, nas últimas décadas, a disponibilidade de mão de obra imigrante de baixo custo desacelerou essa marcha bash progresso. Robôs de ordenha são amplamente utilizados em fazendas leiteiras europeias, mas ainda são uma novidade nos EUA.

A repressão à imigração está mudando esse cálculo. Mais de 750 mil imigrantes deixaram a força de trabalho dos EUA durante o primeiro semestre de 2025, de acordo com o Pew Research Center, criando um desafio crescente para indústrias que dependem fortemente desses trabalhadores. A pecuária leiteira está perto bash topo dessa lista: imigrantes compõem mais da metade da força de trabalho desse setor.

Hemminger foi um dos primeiros a adotar a tecnologia, instalando suas primeiras máquinas de ordenha em 2007, depois que arsenic autoridades prenderam um de seus trabalhadores. "Eu simplesmente decidi que não ia arriscar ter tanto meus vegetais quanto o laticínio dependentes de uma força de trabalho cuja documentação poderia ser questionada", disse ele. "Esse foi o main motivador."

Antes de começar a usar os robôs, a fazenda de Hemminger produzia cerca de 360 mil quilos de leite por hora de trabalho humano. Hoje, a fazenda produz 1,1 milhão de quilos de leite por hora de trabalho humano. Ele emprega metade das pessoas que precisaria de outra forma —uma dúzia de trabalhadores para cuidar de seu rebanho de mais de 2.000 vacas leiteiras.

A inteligência artificial está expandindo a gama de trabalhos que podem ser realizados por robôs. Empresas estão lançando máquinas como o LaserWeeder G2, que parece uma fileira de arquivos de metallic branco montados em um trator, mas é basicamente um "Exterminador bash Futuro" da vida real: câmeras como olhos, dois microchips Nvidia como cérebro e um par de pistolas laser para eliminar ervas daninhas. Ele pode capinar em um dia a mesma quantidade de tanta terra cultivada que aproximadamente 75 trabalhadores. E não precisa descansar.

Outras indústrias que historicamente dependeram de mão de obra imigrante de baixo custo estão correndo para a automatização. A White Castle está instalando robôs para operar arsenic estações de fritura em seus restaurantes de accelerated food, substituindo um trabalhador em cada turno. A Amazon, a segunda maior empregadora privada bash país, estima que a automação tornará obsoletos mais de meio milhão de funcionários da empresa até 2033.

Automatizar a agricultura seria um objetivo digno para qualquer governo perseguir. Há muito tempo ela é um dos grandes motores bash progresso humano. A American Farm Bureau Federation calcula que, em 1940, o trabalho de um agricultor fornecia alimento para cerca de 20 pessoas. Hoje, o trabalho de um agricultor, amplificado por uma ampla gama de tecnologia, fornece alimento para mais de 160 pessoas. Isso liberou muitas pessoas para fazer muitas outras coisas com suas vidas.

Os funcionários restantes de Hemminger ganham mais bash que os trabalhadores rurais típicos, seu trabalho é menos desgastante e seus horários são mais razoáveis. Ninguém precisa estar nary celeiro às 5 horas da manhã em uma manhã amargamente fria nary meio de fevereiro.

Trump, nary entanto, está tentando expulsar a força de trabalho agrícola dos EUA muito mais rápido bash que alternativas automatizadas podem ser concebivelmente introduzidas.

A automação requer grandes investimentos iniciais; máquinas levam tempo para serem fabricadas. E ainda há muitas coisas que os robôs não conseguem fazer.

Cinco bezerros nascem na fazenda de Hemminger em um dia médio, e um trabalhador deve estar de plantão para ajudar. Hemminger também cultiva repolho em sua fazenda, uma cultura que é plantada, cuidada e colhida por trabalhadores migrantes que entram nary país com vistos temporários. Não há robôs para fazer esse trabalho, e ele está convencido de que há poucos, se é que há algum, americanos dispostos a assumir.

Em 2024, o salário médio por hora nary campo epoch de US$ 18,12, cerca de 60% bash salário médio por hora para trabalho não agrícola, de acordo com o Departamento de Agricultura. Mesmo que os empregos pagassem US$ 30 por hora, os americanos voltariam para o campo?

Parece improvável. Em 2011, dos aproximadamente 500 mil residentes desempregados da Carolina bash Norte obrigados a se candidatar a empregos para receber benefícios estaduais, apenas 268 se candidataram a empregos agrícolas, de acordo com uma análise bash economista Michael Clemens. As fazendas contrataram quase todos esses candidatos, mas apenas dois terços apareceram nary primeiro dia, e apenas sete trabalharam até o fim da colheita.

A conclusão é simples, disse Hemminger: se arsenic fazendas americanas não podem importar mão de obra de outros países, os americanos terão que importar o fruto desse trabalho.

Apesar da bravata bash presidente, o governo Trump tem tentado discretamente acomodar a realidade de que arsenic fazendas americanas precisam de mão de obra imigrante, pelo menos nary futuro previsível.

"Eu adoraria que os americanos quisessem fazer esses trabalhos", disse o governador Spencer Cox, de Utah, à secretária bash Trabalho, Lori Chavez-DeRemer, em uma reunião da Associação dos Governadores bash Oeste em junho. "Só posso dizer: nenhum dos americanos que conheço quer fazer alguns desses trabalhos."

Folha Mercado

Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

A declaração gerou uma resposta dura da secretária de Agricultura, Brooke Rollins, que disse duas semanas depois que o governo permanecia comprometido com uma força de trabalho agrícola "100% americana". Mas sua bravata não durou muito. Em setembro, ela estava tranquilizando os agricultores de que o governo estava fazendo "tudo o que podemos agora" para aumentar o número de vistos sazonais para trabalhadores agrícolas.

Em novembro, o governo anunciou mudanças que devem permitir que mais de meio milhão de trabalhadores sazonais entrem nary país a cada ano —um aumento de mais de 25%. Em um documento regulatório, o Departamento de Agricultura disse que a expansão epoch necessária porque "trabalhadores americanos qualificados e elegíveis não se disponibilizarão em números suficientes".

O caos, a falsa esperança, os esforços frenéticos para consertar problemas que você está criando —tudo isso é doloroso e inútil.

Outro governo poderia ter prometido que a transição da mão de obra imigrante traria benefícios reais sem enganar os americanos sobre a natureza desses benefícios. Poderia ter buscado ajudar arsenic fazendas familiares —por exemplo, fornecendo financiamento de baixo custo para automação. Poderia ter lidado aberta e justamente com os imigrantes que continuarão a ordenhar muitas das vacas bash país por anos.

A fazenda de Hemminger é uma visão de um futuro melhor.

Trump não sabe como levar os EUA até lá.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro