9 meses atrás 38

Trump alega invasão de gangue da Venezuela e invoca lei de guerra para acelerar deportações

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump invocou neste sábado (15) uma lei de guerra pouco utilizada, do século 18, que o permite uma maior margem de manobra em políticas e ações executivas para acelerar deportações em massa.

Segundo a Associated Press (AP), a declaração de Trump tem como alvo a gangue venezuelana "Tren de Aragua (TDA)", acusada de extorsão, homicídios, posse e venda de armas de fogo, tráfico de drogas e de migrantes nos EUA.

Trump invocou a lei alegando que os Estados Unidos estavam sendo invadidos pela gangue, que ele diz ter laços com o regime do presidente Nicolás Maduro, da Venezuela.

Pouco antes neste sábado, um juiz federal em Washington havia proibido o governo de deportar cinco venezuelanos.

Agora, a lei poderia permitir ao presidente ignorar os direitos processuais de migrantes categorizados como ameaças e deportá-los rapidamente, explicou a Reuters.

Segundo a proclamação de Trump, todos os cidadãos venezuelanos com 14 anos de idade ou mais que forem considerados membros da gangue, estiverem nos Estados Unidos e não forem naturalizados ou residentes permanentes legais do país estão "sujeitos a serem apreendidos, contidos, presos e removidos como inimigos estrangeiros".

“Ao longo dos anos, autoridades nacionais e locais venezuelanas cederam controle cada vez maior sobre seus territórios para organizações criminosas transnacionais, incluindo a TDA”, diz a declaração de Trump.

“O resultado é um estado criminoso híbrido que está perpetrando uma invasão e incursão predatória nos Estados Unidos, e que representa um perigo substancial", afirmou.

'Lei de Inimigos Estrangeiros'

A "Lei de Inimigos Estrangeiros de 1798" só foi usada três vezes na história americana: na Primeira Guerra Mundial, na Guerra de 1812 e na Segunda Guerra Mundial, para a internação forçada de americanos de ascendência japonesa em campos de detenção.

Grupos de direitos civis e alguns democratas criticaram a ideia de reativá-la para incentivar deportações em massa, e a medida provavelmente desencadeará ações judiciais.

Vídeo mostra caças decolando de porta-aviões em operação contra Houthis

Vídeo mostra caças decolando de porta-aviões em operação contra Houthis

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro