4 meses atrás 29

Tubarão que muda de cor? Descoberta sobre animal impressiona cientistas

A pesquisa indica que fatores como a pressão da água ou a umidade podem influenciar essas mudanças. Ou seja, à medida que o tubarão mergulha mais fundo, a cor da pele pode escurecer, ajudando na camuflagem.

Alterações muito sutis, provocadas por algo tão simples quanto variações de umidade ou pressão da água, podem modificar a cor corporal e, com isso, influenciar como o animal se camufla em seu habitat natural. O próximo passo é ver como esse mecanismo funciona em tubarões no ambiente natural Mason Dean e Viktoriia Kamska

O estudo, apresentado na Conferência Anual da Society for Experimental Biology, na Bélgica, também abre portas para a engenharia bioinspirada. A estrutura da pele dos tubarões pode inspirar tecnologias sustentáveis na indústria da manufatura. "Uma grande vantagem da coloração estrutural sobre a química é que ela reduz a toxicidade dos materiais e a poluição ambiental", apontou Kamska.

Além disso, os dentículos dos tubarões oferecem benefícios hidrodinâmicos e evitam o acúmulo de organismos na pele. Agora, descobriu-se que eles também ajudam na produção de cor. "Uma superfície marinha com design otimizado para velocidade e camuflagem óptica, até onde sabemos, nunca foi vista antes", revelou Dean.

Com o avanço das ferramentas de nanofabricação, temos um novo campo para explorar como a estrutura gera novas funções. Sabemos bastante sobre como os peixes ósseos produzem cor, mas tubarões e raias se separaram deles há centenas de milhões de anos. Isso significa que este é um caminho evolutivo totalmente distinto para a geração de cor Mason Dean

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro