As TVs de plasma já foram aparelhos muito desejados pelos usuários no passado, mas elas foram defasadas com o passar do tempo. Hoje em dia, a tecnologia já não é aplicada em displays modernos e acabou sendo praticamente extinta do mercado, até por não ser compatível mais com a qualidade dos conteúdos disponíveis — seja filmes, séries ou jogos.
Para entender como o plasma foi deixado de lado, e por que outras tecnologias como LCD/LED se tornaram tão populares em displays modernos, o TechTudo apresenta a seguir um histórico das TVs de plasma e como elas perderam para outros tipos de displays atualmente.
TVs de plasma atendiam a um público mais exigente — Foto: Fabricio Vitorino / TechTudo Veja os tópicos que serão abordados na matéria:
- TV de plasma: o que é e como a tecnologia funciona
- Por que ela sumiu do mercado?
- Desvantagens das TVs de plasma
- Existiam vantagens na tecnologia?
- Qual o melhor tipo de TV para comprar hoje
- TV de plasma antiga vale a pena? Modelos quebrados têm conserto?
1. TV de plasma: o que é e como a tecnologia funciona
Com a promessa de oferecer uma qualidade de imagem extrema, principalmente no que diz respeito a contraste, as TVs de plasma utilizavam pequenos bolsões de gás que liberavam luz quando eram energizados. Dessa forma, essa era uma tecnologia que se autoiluminava, o que permitia que os níveis de contraste fossem muito altos — inclusive similares ao que as modernas TVs OLED oferecem.
Desse modo, cada píxel em uma TV de plasma tinha três células capazes de gerar as cores primarias: vermelho, verde e azul — o tal RGB —, que se combinam para formar cores que a TV deveria exibir. Apesar de ser algo bem curioso, isso comprometia um pouco a capacidade de brilho do display, sendo um dos pontos fracos das TVs de plasma.
2. Por que ela sumiu do mercado?
As fabricantes chegaram à conclusão que desenvolver uma TV de plasma capaz de fazer frente aos modelos LCD/LED, iria exigir um grande investimento. Consequentemente, o projeto poderia fazer com que o preço da TV fosse muito elevado. Além disso, a durabilidade do display também não era um ponto forte, assim como seu desempenho na questão de brilho e consumo de energia. Inclusive, ao mesmo tempo que esses aparelhos apresentam uma baixa economia, as TVs também esquentavam bastante. Por esse motivo, seu design não podia ser mais fino, algo que permitia uma fácil distinção de um modelo de plasma, mais espesso, para um modelo LED mais fino.
Televisores de Plasma podem consumir muita energia — Foto: Divulgação / Panasonic 3. Desvantagens das TVs de plasma
Como mencionado, apesar de oferecer um bom nível de contraste, as TVs de plasma tinham um brilho muito baixo, que em média ficava na casa dos 100 nits. Para ter uma noção, modelos de LED pode oferecer algo mais próximo aos 1000 nits, permitindo assim que os aparelhos mais modernos possam ser utilizados até em ambientes mais iluminados ou com luz externa — o que era uma desvantagem dos modelos de plasma.
Outra questão importante é que as TVs de plasma eram mais suscetíveis ao burn-in. Esse fenômeno ocorre quando a tela começa a exibir manchas que são muito inconvenientes e aconteciam principalmente em displays que exibiam telas mais estáticas por longos períodos.
4. Existiam vantagens na tecnologia?
As TVs de plasma entregavam uma qualidade de imagem bem impressionante para a época, o que facilmente convencia os usuários que buscavam níveis de contraste mais altos e alta definição. A tecnologia também oferecia taxas de atualização maiores, o que garantia mais fluidez para os quadros e fazia com que a experiência com uma TV de plasma se tornasse algo bem diferente.
5. Qual o melhor tipo de TV para comprar hoje
Atualmente o que há de melhor no mercado são as TVs OLED, que combinam qualidade de imagem, níveis de contraste e brilho bem elevados, alta resolução, taxa de atualização mais alta e claro, sistemas e recursos modernos.
Além disso, atualmente os modelos OLED representam o segmento premium, fazendo com que o design das TVs também seja bem mais atraente. Seja para assistir filmes e séries e claro, para jogar com consoles modernos ou PC, atualmente as melhores opções sem dúvidas são os painéis OLED.
Samsung conta com opções LED, QLED e OLED para quem precisa de telona — Foto: Divulgação/Samsung 6. TV de plasma antiga vale a pena? Modelos quebrados têm conserto?
Atualmente, não faz sentido investir em uma TV de plasma, até por que você não deve encontrar modelos novos disponíveis no mercado. Naturalmente, isso faz com que não exista mais nenhum tipo de garantia para os equipamentos. Além disso, por mais que exista a possibilidade de realizar o reparo desses aparelhos, o custo para o mesmo tende a ser bem alto.
🎥 Como espelhar o celular na TV? 3 formas de conectar o seu aparelho!
Como espelhar o celular na TV? 3 formas de conectar o seu aparelho!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
26


/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/M/B/SscAPtRrGNnkdkxoIY4w/000.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/L/j/aI9gb0RsAYLVBjofB0GQ/40itx2ir5hxn74kc6r4fstwbvvq.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro