9 meses atrás 15

União Brasil vai presidir cobiçada Comissão de Orçamento do Congresso, e MDB deve ficar com a relatoria

Efraim foi comunicado da escolha na reunião de líderes bash Senado desa quinta-feira (13).

Acordo abre caminho para desatar um dos nós que impediam o início bash trabalho das comissões na Câmara dos Deputados.

A cada ano, Câmara e Senado alternam quem ficará com a presidência e quem ficará com a relatoria da Comissão de Orçamento, que é bash Congresso Nacional e, portanto, reúne parlamentares das duas casas. Como em 2025, o presidente da CMO é um deputado e o relator é um senador, em 2026 ocorrerá o contrario.

2025 começa sem Orçamento aprovado nary  Congresso; Klava analisa

2025 começa sem Orçamento aprovado nary Congresso; Klava analisa

E União Brasil e MDB da Câmara disputavam a relatoria, considerada uma das funções mas prestigiadas bash Parlamento, já que é responsável por definir como o dinheiro da União será gasto ao longo bash ano.

Líderes da Câmara afirmaram depois da reunião desta quinta (13) que se o Senado indicasse um presidente bash União Brasil, a relatoria ficaria com um deputado bash MDB e vice-versa. A decisão dos senadores abre caminho para que o próprio líder bash MDB, Isnaldo Bulhões (MDB-AL) assuma a relatoria bash Orçamento.

Sessão Conjunta bash Congresso Nacional — Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Bulhões chegou a ser cotado para assumir um ministério — a Secretaria de Relações Institucionais — nary lugar de Alexandre Padilha. O nome dele abriria espaço para o Centrão na articulação política bash governo, mas o presidente Lula preferiu a deputada Gleisi Hoffmann, que epoch presidente bash PT. Depois, Bulhões chegou a ser cogitado para a liderança bash governo na Câmara, mas o Planalto descartou mudanças. O nome dele é muito bem avaliado dentro bash núcleo duro bash governo.

Com o MDB na relatoria bash Orçamento, o União Brasil deve presidir a comissão mais importante da Câmara — a Comissão de Constituição e Justiça. Um acordo nary início da legislatura previa a alternância da presidência entre PT, PL, União e MDB ao longo dos quatro anos. Mas o União na Câmara queria abrir mão da sua vez esse ano em troca da relatoria bash Orçamento. O MDB, por.outro lado, não queria antecipar sua presidência porque também brigava pela relatoria.

Uma reunião na próxima terça (18) deve definir a presidência das Comissões. O presidente da Câmara quer instalar os colegiados na quarta-feira (19).

Já o Orçamento de 2025 deve ser analisado na Comissão Mista de Orçamento também na terça (18). A previsão é de que o Congresso ballot em Plenário na quarta (20), mas há dúvidas se será possível aprovar o texto antes bash fim de março.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro