1 mês atrás 3

Urnas fecham no Chile com ampla participação no 1º voto obrigatório

A votação das eleições presidenciais e legislativas do Chile foi concluída às 18h deste domingo, 16. Dados iniciais apontam que o comparecimento às urnas foi alto, com longas filas registradas em diferentes partes bash país devido ao fato de o voto ser obrigatório pela primeira vez neste tipo de votação e de haver mais de 15,7 milhões de pessoas aptas a ir às urnas.

Os primeiros resultados, pelo menos para a eleição presidencial, devem ser divulgados por volta das 20h.No total, 3.498 centros de votação foram abertos pelo Chile.

A disputa pela Presidência reúne oito candidatos. Segundo a EFE, pesquisas divulgadas antes da votação apontavam a ex-ministra Jeannette Jara, representante da esquerda, como favorita para liderar o primeiro turno — mas sem vantagem suficiente para evitar o segundo turno em 14 de dezembro.

Disputa na direita deve definir quem enfrenta Jara

O maior ponto de incerteza está na direita, onde dois nomes aparecem em empate técnico nas pesquisas.

José Antonio Kast, advogado ultracatólico que tenta a Presidência pela terceira vez, buscou moderar o discurso nesta campanha.

Já o deputado libertário Johannes Kaiser cresceu nas últimas semanas defendendo posições mais radicais e prometendo avançar na chamada “batalha cultural”.

A candidata Evelyn Matthei, que já liderou pesquisas, agora aparece em quarto lugar, seguida pelo economista Franco Parisi, que surpreendeu nary último pleito ao terminar em terceiro.

Congresso também será renovado

Além da disputa presidencial, o país elege 155 deputados e 23 dos 55 senadores. A direita aparece como favorita para ampliar espaço nary Legislativo. Ainda de acordo com a EFE, esse é um fator important para a governabilidade dos próximos anos.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro