Opção ajuda a enviar arquivos rapidamente em conversas e dispensa necessidade de um scanner ou de aplicativos de terceiros.
Recurso do WhatsApp para digitalizar documentos — Foto: Victor Hugo Silva/g1
O WhatsApp permite digitalizar documentos e enviá-los rapidamente para outros contatos. O recurso dispensa a necessidade de um scanner ou de aplicativos de terceiros.
A opção começou a ser liberada no WhatsApp para iPhone em abril, mas agora também está disponível para Android (veja abaixo como usar).
O documento digitalizado pelo WhatsApp é transformado em um arquivo de PDF, formato que costuma ser usado em versões digitais de documentos, livros, entre outros.

Veja os vídeos que estão em alta no g1
O aplicativo permite ajustar os cortes da imagem e adicionar mais de uma página ao mesmo documento, além de escolher filtros de cor e remover manchas.
Como digitalizar documentos no WhatsApp
- Em uma conversa, clique no ícone de clipe, no Android, ou no botão "+", no iPhone;
- Selecione a opção "Documento";
- Escolha "Escanear documento";
- Aponte a câmera para o documento e deixe-a estável para fazer a captura automática – é possível usar a captura manual, em que você clica no botão para tirar a foto;
- Com a foto, selecione os recursos de edição que desejar, como "Ajustar" (para corrigir o brilho da foto), "Filtros" (útil se quiser um documento em preto e branco, por exemplo), "Cortar e girar" e "Ajustar manchas" – para adicionar uma nova página, clique em "+", e para capturar a página de novo, clique em "↺", ao lado do ícone da lixeira;
- Com a edição pronta, clique em "Avançar";
- Na exibição de uma prévia do documento, adicione uma legenda, se quiser, e clique no botão de enviar.
No teste realizado pelo g1, a prévia do documento ficou com as imagens um pouco distorcidas, mas, ao abrir o documento enviado, elas são exibidas normalmente.
Outra recomendação é fotografar o documento em um ambiente bem iluminado. O WhatsApp pode incluir sombras no arquivo digitalizado se elas forem muito aparentes.
WhatsApp permite digitalizar documentos — Foto: Victor Hugo Silva/g1
WhatsApp permite digitalizar documentos — Foto: Divulgação/WhatsApp

Ataque no WhatsApp pode roubar senhas de usuários; veja como se proteger

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
4 semanas atrás
3
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/K/w/tdUDr8R0SReaqzNghwUA/ray-ban-meta-wayfarer-gen-2-shiny-black-transitions-r-graphite-green-lenses-transition-stack.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/A/z/EX6Vm8QyC6NRFFZ7pcLg/hollow-knight-silksong-sea-of-sorrow.png)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro