O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, afirmou nesta terça-feira, 9, que está “pronto” para realizar eleições nary país, após críticas bash presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à ausência de pleito desde o início da guerra com a Rússia.
“Estou pronto para arsenic eleições”, disse Zelensky a jornalistas. Segundo ele, foi solicitado que sejam preparadas “propostas sobre a possibilidade de modificar os fundamentos legislativos e a lei sobre eleições durante a lei marcial”.
A Ucrânia deveria ter realizado eleições presidenciais em 2024, mas o pleito foi adiado porque a lei marcial está em vigor desde a invasão russa, em fevereiro de 2022.
As críticas de Trump
O presidente americano voltou a defender que os ucranianos tenham a possibilidade de votar. “Eles estão usando a guerra para não realizar eleições, mas acho que o povo ucraniano deveria ter essa opção”, afirmou. “Falam de democracia, mas chega um ponto em que já não é uma democracia”, acrescentou.
Trump também reiterou críticas a Zelensky por, segundo ele, resistir às condições para um acordo de paz com a Rússia. O presidente dos EUA voltou a afirmar que o líder ucraniano não teria lido o plano americano para pôr fim ao conflito. “Talvez ele tenha lido durante a noite. Seria bom que ele lesse. Muitas pessoas estão morrendo”, disse.
Apesar das críticas de Trump, Zelensky afirmou que pretende enviar nesta quarta-feira, 10, aos Estados Unidos uma proposta atualizada para pôr fim à guerra com a Rússia, após uma série de encontros com aliados europeus. “Hoje estamos trabalhando e amanhã continuaremos. Acho que vamos entregar amanhã”, declarou.
*Com informações da AFP

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 semana atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro