2 horas atrás 4

10 funções de acessibilidade que você precisa ativar no seu iPhone

O menu de Acessibilidade do iPhone representa a dedicação da Apple em medidas de inclusão para facilitar a usabilidade por usuários com algum tipo de deficiência. Para isso, o iOS disponibiliza uma gama de recursos para a acessibilidade nos aspectos Visuais, Auditivos e Motor. Enquanto o Zoom e a Lupa facilitam visualizar detalhes de textos e imagens, a Inversão de cores permite o ajuste de escala de cores para aqueles que apresentam daltonismo, dificuldades de enxergar cores específicas, ou que simplesmente desejam reduzir o esforço visual.

Já o Áudio Mono e Reconhecimento de Som são exemplos de recursos de acessibilidade auditiva. Há, ainda, aquelas funcionalidades que também beneficiam aqueles que querem tornar a execução de tarefas mais práticas, como o Ditado e Controle por Voz, sem contar nos “truques” escondidos, como fazer o logo da maçã de botão. O TechTudo separou 10 funções de acessibilidade que você precisa conhecer.

 Letícia Rosa/TechTudo Recursos de acessbilidade do iPhone — Foto: Letícia Rosa/TechTudo

O VoiceOver é um recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Ele funciona, basicamente, como um leitor baseado em gestos, que descreve o que acontece na tela em áudio, com riqueza de detalhes, facilitando o controle e a navegação. Com isso, é possível usar um iPhone mesmo sem enxergar o que está na tela. O software também fornece descrições audíveis do que está na tela, como nível de bateria, quem está ligando e até mesmo em qual item seu dedo está.

Para que você consiga interagir com ele, como clicar em um botão ou abrir um link, é preciso usar os Gestos do VoiceOver. Essa função também avisa quando se muda de orientação (vertical ou horizontal), o smartphone acessa uma nova tela ou do que está ativo quando está bloqueado. O interessante é que você consegue usar a área “Treino do VoiceOver” para experimentar gestos com segurança sem executar nenhuma ação. O VoiceOver também é altamente personalizável, permitindo escolher voz integrada, velocidade, som associado e resposta tátil de acordo com suas preferências.

 Reprodução/Gisele Souza Ativação do recurso Voice Over em dispositivos iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Gisele Souza

Alguns apps permitem ampliar a tela para conseguir visualizar melhor textos e imagens. Isso acontece no aplicativo de Fotos, por exemplo, assim como em navegadores como o Safari e Chrome. No entanto, existe um recurso do iPhone que possibilita ampliar tudo que aparece na tela do seu aparelho: o Zoom. Para que ele funcione, você precisa ativá-lo da seguinte forma: Ajustes > Acessibilidade > Zoom.

Você pode escolher entre ampliar toda a tela (Zoom em Tela Cheia) ou ampliar somente parte da tela com uma lente redimensionável (Zoom em Janela), que você arrasta para pontos específicos que deseja aumentar. Além disso, há a possibilidade de ajustar os Filtros do Zoom para aplicar efeitos como Invertido, Tons de Cinza ou Luz Fraca à área ampliada, e de usá-lo em conjunto com o VoiceOver.

 Divulgação/Apple Zoom do iPhone em modo Zoom em Janela — Foto: Divulgação/Apple

Você pode usar o iPhone como uma lupa para ampliar textos ou objetos ao seu redor. Isso é especialmente útil para pessoas com limitações visuais ou para enxergar algo de longe, como os dizeres de um panfleto, por exemplo. Dessa forma, a Lupa do iPhone funciona como uma lente de aumento digital.

Basta abrir o aplicativo “Lupa” e apontar a câmera do smartphone para ampliar a dimensão de qualquer objeto físico, como um cardápio ou placa, e ver os detalhes com mais clareza. Ainda, dá para “congelar” a imagem ao fazer uma captura para conseguir ler ou enxergar esses detalhes por mais tempo. Depois, você decide se irá descartá-la, salvar no app de Fotos e até mesmo compartilhar. Outras possibilidades são usar a lanterna ou o flash LED para iluminar o que deseja, e o leitor para copiar textos diretamente das imagens que capturar pelo aplicativo.

 Reprodução/Clara Fabro Usando o app da Lupa como lente de aumento no iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Clara Fabro

O “Controle por voz” do iPhone permite controlá-lo a partir de comandos de fala. Para isso, é preciso ativá-lo no menu de “Acessibilidade”, dos Ajustes. Para começar a usar o recurso, basta dizer um comando como: “Abra a Central de Controle”, “Toque em [nome do item]”, “Aumente o volume”, entre outros. Você pode conferir uma lista completa de comandos compatíveis com exemplos de como usá-los (Ajustes > Acessibilidade > Controle por Voz > Comandos). Com ele ativado, é possível abrir apps, escrever e enviar mensagens, navegar na internet, interagir com menus e ajustar configurações sem nem precisar tocar no smartphone.

 Reprodução/Murilo Tunholi Controle por voz permite abrir aplicativos sem tocar na tela do iPhone — Foto: Reprodução/Murilo Tunholi

Ao usar o recurso de ditado, o usuário consegue escrever em aplicativos e ferramentas de texto sem precisar ficar digitando na tela do celular. Ou seja, você dita o texto em qualquer lugar onde é possível escrever manualmente, e ainda, consegue optar por escrever ou por falar o conteúdo, podendo mesclar entre os dois, visto que o teclado permanece aberto mesmo com a funcionalidade ativada. Isso facilita a transição entre a voz e o toque para inserir o texto.

No menu Geral dos Ajustes do iPhone, vá até “Teclado” e habilite a função “Ativar Ditado”. Quando estiver digitando, toque no campo de texto para posicionar o ponto de inserção para o ditado e clique no ícone de microfone para começar a ditar o que será escrito automaticamente.

 Divulgação/Apple Ditado do iPhone permite escrever textos por comandos de voz — Foto: Divulgação/Apple

Outro recurso de acessibilidade visual do iPhone são as descrições de áudio. Quando habilitado, a ferramenta descreve mídias, como conteúdos visuais e cenas de vídeos, de maneira narrada, para quem tem dificuldades de visualizar o que se passa na tela. No entanto, é válido esclarecer que nem todos os vídeos têm faixas de autodescrições incluídas.

 Divulgação/Apple Descrições de áudio do iPhone — Foto: Divulgação/Apple

A funcionalidade conhecida como Back Tap (Tocar atrás, em inglês) é ativada na seção de “Toque”, no menu de Acessibilidade e permite que a logo de maçã do iPhone seja usada como um botão. Por lá, você consegue definir qual ação quer executar ao tocar duas ou três vezes na maçãzinha, como ligar a lanterna, abrir a câmera traseira, de selfie ou fazer uma captura de tela.

 Reprodução/Gisele Souza Habilitação do recurso Tocar Atrás no iPhone para criação de atalhos — Foto: Reprodução/Gisele Souza

Áudio Mono e Balanceamento

O Áudio Mono permite que usuários com deficiência auditiva ou perda auditiva unilateral desfrutem melhor dos conteúdos de áudio no iPhone. Esta função remove os obstáculos que o som estéreo pode apresentar para essas pessoas ou até mesmo para aqueles que circulam por ambientes ruidosos. Além de habilitar o áudio mono, é possível ajustar o equilíbrio do áudio entre os canais esquerdo ou direito na área de balanço arrastando o controle deslizante.

Filtros de cor/Inversão inteligente

Um dos recursos de acessibilidade visual do iPhone envolve a personalização de cores para quem tem daltonismo ou deseja reduzir o esforço da visão. Para facilitar a visualização da tela, é possível inverter as cores, transformar itens transparentes em sólidos e modificar a aparência das cores em Filtros de Cor. Existem dois tipos de inversão de cor: a Inteligente, que inverte todas as cores, exceto a de imagens; e a Clássica, que inverte todas as cores da tela. Já nos filtros, você ajusta as escalas de cor conforme suas preferências, podendo controlar a intensidade.

 Reprodução/Lucas Mendes Altere as escalas de cor do iPhone em "Filtros de Cor" — Foto: Reprodução/Lucas Mendes

Ao ativar o recurso de Reconhecimento de Som, seu iPhone consegue identificar diferentes sinais sonoros, como os emitidos por animais (cachorros e gatos), alarmes (sirenes, fumaça, etc.), eletrodomésticos e até de batidas na porta e choro de bebê. Quando o smartphone detectar a opção de som escolhido, você receberá uma notificação — também é possível definir o alarme para o aviso.

 Reprodução/Gisele Souza iPhone possui ferramenta de reconhecimento de voz que alerta usuários sobre se algum som cadastrado foi identificado — Foto: Reprodução/Gisele Souza

Veja também: O QUE ACHAMOS DO iOS 26?? Confira nossas impressões!

O QUE ACHAMOS DO iOS 26?? Confira nossas impressões!

O QUE ACHAMOS DO iOS 26?? Confira nossas impressões!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro