Muitas novelas da Globo conseguem despertar diferentes emoções e até levar o público às lágrimas. Essas tramas exploram desde romances proibidos até dramas familiares profundos que geram grande comoção e empatia pelas tragédias e sofrimentos de seus personagens, como o caso de Camila (Carolina Dieckmann) em Laços de Família (2000). Outros nomes como Por Amor (1997) e A Vida da Gente (2011) também fazem parte desse acervo de histórias tristes. Por sorte, essas novelas clássicas podem ser reassistidas através do Globoplay
Pensando em quem gosta de novelas dramáticas e intensas, o TechTudo preparou uma lista de 12 títulos que prometem emocionar qualquer um. A seguir, confira informações de enredo, elenco principal e a repercussão dos folhetins no IMDb.
A Vida da Gente (2011) narra a história de declínio da relação entre duas irmãs após uma assumir a família da outra enquanto ela estava em coma — Foto: Reprodução/Gshow Na lista organizada pelo TechTudo, você encontra novelas emocionantes da Globo. São elas:
- Por Amor (1997)
- Velho Chico (2016)
- Laços de Família (2000)
- Viver a Vida (2009)
- A Vida da Gente (2011)
- Éramos Seis (2019)
- Páginas da Vida (2006)
- Terra Nostra (1999)
- Sonho Meu (1993)
- Força de Um Desejo (1999)
- Joia Rara (2013)
- Além do Tempo (2015)
A lista começa com a obra assinada por Manoel Carlos (Laços de Família), autor conhecido por seus roteiros emocionantes. A trama central acompanha Helena, uma mãe dedicada que, após dar à luz no mesmo dia que sua filha, Maria Eduarda, troca os bebês para poupar a filha do sofrimento de perder o recém-nascido. Essa decisão desencadeia uma série de conflitos familiares e dilemas morais.
A produção é protagonizada por mãe e filha da realidade, Regina (Rainha da Sucata) e Gabriela Duarte (Orgulho e Paixão), ao lado de Antônio Fagundes (O Rei do Gado) e Fábio Assunção (Totalmente Demais). O drama Por Amor possui uma avaliação de 7.5 no IMDb.
Por Amor (1997) é uma novela de Emanoel Carlos com o clássico drama familiar — Foto: Reprodução/Gshow Ambientada às margens do Rio São Francisco, a trama de Benedito Ruy Barbosa (Pantanal) retrata a rivalidade entre as famílias de Afrânio de Sá Ribeiro e Jacinto dos Anjos, que atravessa gerações. Em meio a disputas por poder e terras, surge um amor proibido entre Maria Tereza e Santo, herdeiros das famílias rivais. Dirigida por Luiz Fernando Carvalho (Lavoura Arcaica), a produção conta com Antônio Fagundes (Por Amor), Camila Pitanga (Paraíso Tropical) e Domingos Montagner (Cordel Encantado) nos papéis principais. O romance western brasileiro alcançou uma nota de 7.7 no IMDb.
Velho Chico (2016) é um romance western brasileiro que narra uma história de amor proibido — Foto: Reprodução/Gshow 3. Laços de Família (2000)
Laços de Família é outro drama familiar de Manoel Carlos que marcou a história da dramaturgia brasileira. Dessa vez é Vera Fischer (O Clone) quem vive a clássica personagem Helena, uma mulher madura que se envolve com o jovem Edu. A relação se complica quando sua filha, Camila, também se apaixona pelo rapaz. Em meio a esse triângulo amoroso, a mãe faz um sacrifício extremo para salvar a vida da garota, diagnosticada com leucemia.
Além de Fischer, o elenco principal conta com atuações de Reynaldo Gianecchini (Da Cor do Pecado) e Carolina Dieckmann (Cobras e Lagartos). A novela, que emocionou o público com a cena de Camila (Dieckmann) raspando o cabelo, possui uma avaliação de 7.4 no IMDb.
Novela Laços de Família é um drama familiar com triângulo amoroso envolvendo mãe e filha — Foto: Divulgação/Acervo/Globo O autor Manoel Carlos também assina este drama marcante que acompanha a icônica personagem Helena, dessa vez, uma modelo de sucesso que decide se casar com o empresário Marcos no auge de sua carreira. No entanto, a vida dela sofre uma reviravolta quando sua enteada, Luciana, sofre um grave acidente que a deixa tetraplégica.
Viver a Vida é estrelada por Taís Araújo (Cobras e Lagartos), no papel de Helena, José Mayer (Presença de Anita) como Marcos e Alinne Moraes (Duas Caras) na pele de Luciana. Outro nome do elenco que roubou a cena foi Mateus Solano (Pega Pega), com o vilão carismático Félix. Combinando romance e humor, a trama conquistou nota de 5.9 no IMDb.
Viver a Vida (2009) combina romance, drama e humor — Foto: Reprodução/Memória Globo 5. A Vida da Gente (2011)
A Vida da Gente é um drama daqueles de chorar de soluçar. A narrativa foca nas irmãs Ana e Manuela, que compartilham uma relação de cumplicidade até que um acidente deixa Ana em coma por anos. Durante esse período, a irmã assume a criação de sua sobrinha e se aproxima de Rodrigo, ex-namorado de Ana, formando um novo núcleo familiar. Anos depois, a jovem acorda do coma sentindo-se traída e tenta recuperar sua filha.
Com texto de Lícia Manzo (Um Lugar ao Sol) e direção-geral de Jayme Monjardim (O Tempo e o Vento), a obra é protagonizada por Fernanda Vasconcellos (Páginas da Vida), Marjorie Estiano (Sob Pressão) e Rafael Cardoso (Espelho da Vida). A trama angariou uma avaliação de 8.4 no IMDb.
Em A Vida da Gente (2011) o amor entre duas irmãs é abalado após uma assumir a família da outra que estava em coma — Foto: Reprodução/G Show Inspirada na obra de mesmo título da escritora Maria José Dupré, a novela Éramos Seis acompanha a jornada de Dona Lola, uma mulher moderna e mãe dedicada que faz de tudo para manter a união de sua família após uma crise financeira. A trama criada por Angela Chaves (Pedaço de Mim) é protagonizada por Glória Pires (Flores Raras), Danilo Mesquita (Além da Ilusão), Nicolas Prattes (Mania de Você). O drama de época recebeu nota 8.7 no IMDb.
Éramos Seis (2019) é uma novela de época que acompanha os dramas de uma família em crise — Foto: Reprodução/GShow 7. Páginas da Vida (2006)
Esta obra de Manoel Carlos inicia com a jornada de Nanda, uma jovem grávida e abandonada pelo namorado. A moça entra em trabalho de parto após um acidente e a médica, Helena,, faz de tudo para salvar a vida da garota e dos gêmeos. No entanto, apesar das crianças sobreviverem, Nanda não resiste e morre. Um dos bebês sobreviventes, a pequena Clara, é rejeitada pela avó por ter síndrome de Down. A partir disso, Helena, que também perdeu uma filha, se afeiçoa a menina e decide entrar na disputa por sua adoção.
Páginas da Vida conta com um elenco protagonizado por Fernanda Vasconcellos (Coisa Mais Linda), Thiago Rodrigues (Além do Horizonte), Lilia Cabral (Império) e Regina Duarte (Por Amor). A novela espírita alcançou avaliação de 6.6 no IMDb.
Páginas da Vida (2006) foi a primeira novela espírita de Manoel Carlos — Foto: Reprodução/Memória Globo Dirigido por Jayme Monjardim (O Clone), Terra Nostra narra emocionalmente a história de Matteu e Giuliana, dois jovens imigrantes italianos que se apaixonam durante sua jornada para o Brasil no começo do século XX. A história de amor encontra dificuldades quando ambos chegam no país sendo separados. A partir disso, o casal enfrenta diversas dificuldades para viverem o amor.
Interpretados por Thiago Lacerda (A Casa das Sete Mulheres) e Ana Paula Arósio (Hilda Furacão) a trama é escrita por Benedito Ruy Barbosa (O Rei do Gado). Vale lembrar que a obra conquistou uma avaliação de 6.8 no IMDb.
Terra Nostra (1999) narra uma história de amor entre dois imigrantes italianos — Foto: Divulgação/Memória Globo A trama acompanha Cláudia, uma mulher que, ao fugir do marido violento, perde a guarda da filha para sua cunhada Elisa. Sem querer a criança, a mulher deixa a menina em um orfanato no Rio de Janeiro. A partir disso, a mãe tenta reconquistar a pequena, que precisa de cuidados especiais. Com atuações de Patrícia França (Renascer), José de Abreu (Avenida Brasil), Leonardo Vieira (Senhora do Destino) e Fábio Assunção (Celebridade), o romance criado por Reynaldo Boury (Tieta), obteve avaliação de 7.4 no agregador IMDb.
Sonho Meu (1993) narra a trajetória de uma mãe que luta pela guarda de sua filha — Foto: Reprodução/Memória Globo 10. Força de Um Desejo (1999)
Em meio a mudanças políticas do final do século XIX, os jovens Inácio e Ester se envolvem em um rápido romance, atrapalhado pelo avô do rapaz. No entanto, inusitadamente, o destino os reúne de novo quando a moça se casa com o pai de Inácio. O casal protagonista é vivido por Fábio Assunção (Totalmente Demais) e Malu Mader (Celebridade). Com realização de Gilberto Braga (Paraíso Tropical) e Alcides Nogueira (O Astro), a novela Força de Um Desejo foi baseada nos três romances do visconde de Taunay. No agregador IMDb, a obra teve desempenho de 7.7 pontos.
Força de Um Desejo (1999) — Foto: Divulgação/Memoria Globo Combinando romance e budismo, Joia Rara segue Franz, um homem superficial que, após um acidente no Himalaia, é resgatado por monges budistas e tem sua vida transformada. No Brasil, o rapaz se apaixona e ganha sua primeira filha, uma garota que muitos acreditam ser a reencarnação de um líder espiritual com dons especiais. Protagonizado por Mel Maia (Avenida Brasil), Bruno Gagliasso (Marighella) e Bianca Bin (O Outro Lado do Paraíso), a novela tem direção de Thelma Guedes (Cordel Encantado) e Duca Rachid (Cama de Gato). O projeto obteve nota 7.2 no IMDb, conforme a audiência.
Joia Rara (2013) conta uma história de transformação de vida através do budismo — Foto: Divulgação/Memória Globo A lista encerra com esta obra assinada por Elizabeth Jhin (Espelho da Vida) que promete agradar quem gosta de amores que transcendem o tempo e barreiras sociais. Além do Tempo segue Lívia, uma mulher pobre que se apaixona por Felipe, um homem nobre e comprometido. Após a paixão terminar em tragédia no século XIX, os dois reencarnam e se cruzam nos dias atuais reacendendo essa antiga chama. Os protagonistas são vividos por Alinne Moraes (Duas Caras) e Rafael Cardoso (Espelho da Vida). Além do Tempo recebeu nota 8.5 no IMDb.
Além do Tempo (2015) narra uma história de amor proibido de duas pessoas que reencarnam e se encontram nos dias atuais — Foto: Reprodução/IMDb 🎥Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura
Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
22

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/R/b/aA3sHSQ2uI1vDZZ7XtLg/gettyimages-1420037581.jpg)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/3/8/FpDjw3Qb2whIUsk3oEsA/design-sem-nome-3-.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro