11 meses atrás 30

12 novelas das 6h antigas para maratonar no Globoplay

As novelas das 6h antigas conquistaram um público fiel, proporcionando entretenimento de qualidade no final da tarde com tramas geralmente mais leves e românticas. Diversos dos clássicos da programação agora podem ser revistos no serviço de streaming Globoplay, como a versão digital de produções como Escrava Isaura (1976) e A Sucessora (1978). Além disso, outros sucessos que marcaram época como Fera Radical (1988) e O Sexo dos Anjos (1989) também podem ser reassistidos pelos fãs saudosistas.

Pensando naqueles que querem voltar no tempo e relembrar a programação do fim de tarde na Rede Globo, o TechTudo preparou uma lista com 12 novelas das 6h antigas que vale a pena revisitar. A seguir, confira enredo, elenco e repercussão de cada obra.

 Jorge Baumann/Memória Globo A novela Anjo Mau (1997) foi o primeiro trabalho de Taís Araújo na Globo — Foto: Jorge Baumann/Memória Globo

Na lista organizada pelo TechTudo, você vai encontrar as seguintes novelas antigas das 6h para você aproveitar e maratonar no Globoplay:

1. Barriga de Aluguel (1990)

Escrita por Glória Perez (Salve Jorge), a novela acompanha o casal Ana (Cassia Kis) e Zeca (Victor Fasano), que contrata Clara (Cláudia Abreu) como barriga de aluguel após tentativas frustradas de engravidar. A jovem balconista e dançarina aceita o acordo para melhorar de vida, mas a gravidez provoca conflitos emocionais. Isso porque enquanto Ana enfrenta a frustração de não vivenciar a gestação, Clara desenvolve um vínculo com o bebê. A partir disso, um triângulo amoroso se forma entre os três personagens, o que leva a uma disputa judicial pela maternidade da criança.

A novela estreou em 1990 e soma 243 capítulos, com cerca de 30 minutos cada. A direção foi de Wolf Maya (Kubanacan) e Ivan Zettel (O Dono do Mundo). O elenco principal conta com Cassia Kis (Travessia), Cláudia Abreu (Cheias de Charme) e Victor Fasano (Torre de Babel). Já a pontuação é de 7,1 no IMDb.

 Divulgação/Memória Globo Barriga de Aluguel traz Cláudia Abreu como uma das personagens principais — Foto: Divulgação/Memória Globo

2. Pão-Pão, Beijo-Beijo (1983)

O folhetim escrito por Walther Negrão (Fera Radical) se desenvolve a partir de um acidente com Ciro, um motorista de ônibus, Soró, um imigrante nordestino e Bruna, uma jovem rica. Por conta da situação, os dois homens são demitidos de seus empregos. Para compensar o prejuízo, a família da garota emprega os rapazes em sua rede de cantinas italianas.

Lançada em 1983, a novela se estende por 167 capítulos, com média de 45 minutos cada. Com direção de Gonzaga Blota (O Circo Chegou à Cidade) e Roberto Talma (Anos Dourados), o folhetim contou com estrelas Cláudio Marzo (O Homem Nu), Elizabeth Savalla (Chocolate com Pimenta) e Arnaud Rodrigues (Chico City). A novela tem nota 8,1 no IMDb.

 Divulgação/Memória Globo Pão-Pão, Beijo-Beijo narra o cotidiano da população do subúrbio e da classe média do Rio de Janeiro — Foto: Divulgação/Memória Globo

Escrita por Gilberto Braga (Vale Tudo), o folhetim adapta o romance de Bernardo Guimarães, onde o autor discorre sobre a luta abolicionista no Brasil. A trama segue Isaura, uma escravizada branca criada na casa grande como membro da família, mas que enfrenta a perseguição do obsessivo Leôncio. Enquanto isso, a protagonista encontra apoio em Álvaro, um abolicionista que muda sua vida.

O folhetim é dirigido por Herval Rossano (Bambolê) e Milton Gonçalves (A Rainha Diaba) e conta com nomes como Lucélia Santos (Vereda Trnpical), Rubens de Falco (Bambolê) e Edwin Luisi (Dona Xepa) no elenco. A novela tem nota 6,6 no IMDb.

 Divulgação/Memória Globo A novela Escrava Isaura é baseada na obra de Bernardo Guimarães — Foto: Divulgação/Memória Globo

Escrita por Walther Negrão, Ricardo Linhares (A Indomada), Luís Carlos Fusco (Ti Ti Ti) e Rose Calza (Top Model), a trama segue Cláudia (Malu Mader), uma jovem que busca vingança pela morte de sua família. A garota chega à Fazenda Olho d’Água, onde trabalha como analista de sistemas, enquanto investiga os suspeitos pelo massacre que destruiu sua vida. Entretanto, a personagem se envolve emocionalmente com os filhos do patriarca Altino Flores (Paulo Goulart). Com o romance, a protagonista enfrenta dilemas acerca do amor e da vingança, além de descobrir segredos devastadores.

Inspirada na peça "A Visita da Velha Senhora", de Friedrich Dürrenmatt, a novela tem direção de Gonzaga Blota (Cidade Perdida). Além disso, o elenco é estrelado por nomes como Malu Mader (Celebridade) e Paulo Goulart (O Auto da Compadecida). A produção soma nota 7,5 no IMDb.

 Divulgação/Memória Globo Malu Mader e José Mayer protagonizam a novela Fera Radical — Foto: Divulgação/Memória Globo

5. Força de Um Desejo (1999)

Escrita por Gilberto Braga (Dancin' Days) e Alcides Nogueira (Tempo de Amar), o enredo mistura romance, intrigas e mistério. Ambientada na segunda metade do século XIX, a novela narra a intensa história de amor entre Ester Dellamare (Malu Mader), dona de um bordel, e Inácio Sobral (Fábio Assunção), herdeiro de um barão. O enredo se desenrola em meio a conflitos familiares e um assassinato que transforma o romance em uma trama policial.

Inspirada em obras do Visconde de Taunay, o folhetim remonta o período do abolicionismo e as mudanças econômicas no Brasil colonial. Dirigida por Marcos Paulo (Corpo a Corpo) e Mauro Mendonça Filho (Verdades Secretas), o elenco é estrelado por Malu Mader e Fábio Assunção (Motel Destino). Com 227 capítulos, a produção conta com nota 7,7 no IMDb.

 Divulgação/Memoria Globo Força de Um Desejo (1999) foi o retorno de Sônia Braga à teledraturgia, desde sua participação em Chega Mais (1980) — Foto: Divulgação/Memoria Globo

Essa novela é um remake do folhetim homônimo de 1976. Escrita por Maria Adelaide Amaral (A Casa das Sete Mulheres), a trama segue a vida da babá Nice (Glória Pires), que busca ascensão social a qualquer custo. A jovem trabalha para a rica família Medeiros e faz de tudo para conquistar Rodrigo (Kadu Moliterno). Apesar do caráter duvidoso do rapaz, a garota se apaixona de verdade, o que gera conflitos e intrigas.

A novela original era escrita por Cassio Gabus Mendes (Meu Bem, Meu Mal), sendo protagonizada por Susana Vieira (Senhora do Destino). Já na nova versão, a personagem central é interpretada por Glória Pires (Mulheres de Areia), além de ter Kadu Moliterno (Paraíso) no elenco. Com 174 capítulos, o programa tem 6,0 de nota no IMDb.

 Jorge Baumann/Memória Globo Anjo Mau (1997) foi a primeira novela assinada apenas por Maria Adelaide Amaral — Foto: Jorge Baumann/Memória Globo

Nesse enredo, um grupo de excursão marítima, liderado por Fábio, fica preso em uma ilha deserta por dois meses. No período, a convivência desperta um romance conturbado com Jô, mesmo com a noiva do rapaz, Paula (Fátima Freire), estando presente na viagem. Ao retornarem à vida normal, os desafios de adaptação e as armações de Gláucia (Bia Seidl), irmã de Jô, complicam ainda mais o relacionamento do casal.

Lançada em 1985, a novela conta com 160 capítulos, com média de 50 minutos cada. Escrita por Ivani Ribeiro (A Viagem) e dirigida por Herval Rossano (À Sombra dos Laranjais), o elenco conta com Christiane Torloni (Selva de Pedra), Nuno Leal Maia (Top Model), Fátima Freire (Gina) e Bia Seidl (Alma Gêmea). A novela tem 7,8 no IMDb.

 Divulgação/Memórias Globo A Gata Comeu (1985) é uma adaptação de Ivani Ribeiro de outra novela de sua autoria, A Barba Azul — Foto: Foto: Divulgação/Memórias Globo

Essa novela é escrita por Manoel Carlos (Mulheres Apaixonadas) e dirigida por Herval Rossano (O Portador). A trama acompanha Marina (Susana Vieira), uma jovem que se casa com Roberto Steen (Rubens de Falco), um rico viúvo no Rio de Janeiro dos anos 1920. Além de enfrentar as dificuldades de se adaptar à vida luxuosa, a moça precisa lidar com a obsessão do rapaz pela falecida primeira esposa, Alice. Já a governanta Juliana (Nathália Timberg) também nutre sentimentos pelo protagonista e conspira contra o casal.

A Sucessora é uma adaptação do romance homônimo de Carolina Nabuco. Com 126 capítulos, a novela foi exibida entre 1978 e 1979. No elenco, nomes como Susana Vieira (Senhora do Destino), Rubens de Falco e Nathália Timberg (Babilônia) se destacam. Vale lembrar que o folhetim tem nota 8,5 no IMDb.

 Divulgação/Memória Globo A Sucessora é uma novela de época estrelada por Suzana Vieira — Foto: Divulgação/Memória Globo

Escrita por Marcílio Moraes (Irmãos Coragem), a novela conta a história de Claudia Lins (Patrícia França), uma mulher que foge do Rio de Janeiro para Curitiba após perder a guarda da filha para a cunhada Elisa (Nívea Maria). Enquanto tenta reconstruir sua vida e enfrentar o violento ex-marido Geraldo (José de Abreu), a mulher se apaixona por Lucas Candeias de Sá (Leonardo Vieira). Paralelamente, Claudia busca formas de reconquistar a filha, que sofre de leucemia e necessita de cuidados médicos.

Com direção de Reynaldo Boury (Didi quer Ser Criança), a novela conquistou o público ao longo de seus 197 capítulos. A trama contou com a presença de Nívea Maria (A Moreninha), José de Abreu (Avenida Brasil) e Leonardo Vieira (Prova de Amor). A repercussão é de 7,4 no IMDb.

 Reprodução/Memória Globo Sonho Meu (1993) foi a estreia de Fábio Assunção como um vilão em uma novela — Foto: Reprodução/Memória Globo

A primeira versão do folhetim foi escrita em 1986 por Benedito Ruy Barbosa (Renascer). Ambientada em 1886, dois anos antes da abolição da escravidão no Brasil, a trama retrata o romance entre Sinhá Moça (Lucélia Santos), filha de um escravocrata, e Rodolfo (Marcos Paulo), um abolicionista fervoroso. A jovem luta contra as ideias do pai e se junta ao seu amor na libertação de escravos, enquanto o rapaz mantém em segredo sua identidade como "Irmão do Quilombo".

Baseada no romance homônimo de Maria Dezonne Pacheco Fernandes, a novela foi dirigida por Reynaldo Boury (Chiquititas) e Jayme Monjardim (Olga). Com 185 episódios, a novela é estrelada por nomes como Lucélia Santos e Marcos Paulo (Tieta). O folhetim tem nota 6,8 no IMDb.

 Divulgação/Gshow Sinhá Moça (1986) ganhou um remake em 2006, estrelado por Débora Falabella — Foto: Divulgação/Gshow

11. O Sexo dos Anjos (1989)

Escrita por Ivani Ribeiro, a obra é um remake da novela O Terceiro Pecado (1968), que também é da autora, mas que foi exibida na extinta TV Excelsior. A trama principal acompanha o romance improvável entre Adriano (Felipe Camargo), um anjo enviado à Terra, e Isabela (Isabela Garcia), uma assistente social. A missão do rapaz é levar Isabela para a morte, mas o personagem se apaixona pela garota e tenta salvá-la, enfrentando as condições impostas pelo implacável Anjo da Morte, Diana (Bia Seidl).

A novela é dirigida por Roberto Talma (Anos Dourados), Fábio Sabag (Caso Especial) e Flávio Colatrello Jr. (Quem É Você?). Somando 143 capítulos de 50 minutos cada, a produção contou com nomes como Felipe Camargo (Mandala), Isabela Garcia (Água Viva) e Bia Seidl. O folhetim tem nota 7,6 no IMDb.

 Divulgação/Memória Globo Enredo de O Sexo dos Anjos (1989) é inspirado em uma outra novela chamada O Terceiro Pecado (1968) — Foto: Divulgação/Memória Globo

A novela é escrita por Walther Negrão e acompanha o romance proibido entre Letícia (Sílvia Pfeifer), uma jovem rica e rebelde, e Ramiro (Herson Capri), um pescador humilde do litoral cearense. Após anos separados, os dois se reencontram, agora em situações diferentes, o que gera novos conflitos. Ambientada no Ceará, a trama aborda temas como diferenças de classe, paixões intensas e dilemas familiares.

O folhetim foi lançado em 1994, com direção de Gonzaga Blota (Roque Santeiro), Marcelo Travesso (Um Anjo Trapalhão) e Rogério Gomes (O Sétimo Guardião). Somando 193 capítulos, a novela conta com atores como Giovanna Antonelli (Segundo Sol), Carolina Ferraz (Avenida Brasil) e Carolina Dieckmann (Fina Estampa) no elenco. A produção tem nota 5,7 no IMDb.

 Nelson Di Rago/Memória Globo O autor de Tropicaliente (1994) se inpirou nas paisagens dop Caribe para criar a novela — Foto: Nelson Di Rago/Memória Globo

Com informações de IMDb (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12) e JustWatch (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11)

🎥Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

 veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro